Operação Lei Seca prende 14 e remove 27 veículos em Cuiabá

Fiscalização na Avenida Beira-Rio resultou em prisões e autuações por embriaguez e irregularidades de trânsito.

Fonte: CenárioMT

Operação Lei Seca prende 14 e remove 27 veículos em Cuiabá
Operação Lei Seca prende 14 e remove 27 veículos em Cuiabá - Foto: SESP

Na madrugada deste domingo (02.11), a Operação Lei Seca em Mato Grosso prendeu 14 condutores e removeu 27 veículos em Cuiabá, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). As ações ocorreram simultaneamente na Avenida Beira-Rio, no bairro Praeiro, abrangendo abordagens nos dois sentidos da via.

Conforme o relatório oficial, 89 veículos foram fiscalizados e 93 testes de alcoolemia realizados, considerando que dois condutores fizeram o teste antes de assumir a direção do carro de terceiros. Das 14 prisões, dois motoristas não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH), configurando agravante previsto no artigo 298 do Código de Trânsito Brasileiro, relacionado ao crime de embriaguez ao volante (artigo 306).

[Continua depois da Publicidade]

Contexto e dados das operações

As ações começaram por volta das 3h e se estenderam até às 6h, aplicando 46 multas por consumo de álcool, ausência de habilitação, direção por pessoa não habilitada, licenciamento irregular e outras infrações de trânsito. A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e envolve diversas instituições:

  • Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran)
  • Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran)
  • Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob)
  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
  • Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec)
  • Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT)
  • Polícia Penal e Sistema Socioeducativo

Penalidades e legislação

Motoristas flagrados por embriaguez estão sujeitos à multa inicial de R$ 2.934,70, podendo chegar a R$ 5.869,40 em caso de reincidência, além da suspensão da CNH. A legislação prevê ainda detenção de seis meses a três anos, conforme o artigo 306 do CTB, reforçando o caráter criminal da infração.

[Continua depois da Publicidade]

Contexto local e segurança viária

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o trânsito é a principal causa de mortes violentas no Brasil, com crescente preocupação sobre direção sob efeito de álcool. Operações como a realizada em Cuiabá buscam reduzir acidentes graves, reforçando o cumprimento da lei e a segurança viária da população.

Conduza com responsabilidade. Respeite os limites legais e nunca combine álcool e direção.

Reportagem baseada em nota oficial da Sesp-MT e boletim da Polícia Civil.

Dados de contexto

  • Veículos fiscalizados: 89
  • Testes de alcoolemia: 93
  • Prisões por embriaguez: 14 (2 sem CNH)
  • Veículos removidos: 27 (23 carros e 4 motos)
  • Multas aplicadas: 46

Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT)

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.