A Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (2) na rodovia MT-251 resultou na prisão de quatro motoristas e na remoção de 18 veículos, sendo 17 carros e uma motocicleta. A via liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães e é um dos principais acessos turísticos da região.
Três das prisões foram motivadas por embriaguez ao volante, enquanto uma ocorreu por entrega da direção a pessoa não habilitada. As abordagens também geraram 39 autos de infração, com registros por falta de CNH, condução de veículos sem registro ou licenciamento, recusa ao teste de alcoolemia e consumo de álcool.
A ação teve início às 2h, em frente ao posto do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, e seguiu até as 4h30. No total, 249 veículos foram fiscalizados e 259 testes de alcoolemia realizados.
A operação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e apoio de diversas instituições de segurança e trânsito.
Em casos de prisão por embriaguez, a legislação prevê multa inicial de R$ 2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência. O condutor também pode ter a CNH suspensa e responder criminalmente, mediante pagamento de fiança para aguardar o processo em liberdade.