Operação Heresia mira tráfico e lavagem de dinheiro em Mato Grosso

Polícia Civil executa ofensiva simultânea em quatro cidades para desarticular organização criminosa com atuação no tráfico e lavagem de capitais.

Fonte: CenárioMT

Operação Heresia mira tráfico e lavagem de dinheiro em Mato Grosso
Operação Heresia mira tráfico e lavagem de dinheiro em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Heresia, com foco no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em quatro municípios: Alta Floresta, Carlinda, Sinop e Cuiabá.

A ofensiva, coordenada pela Delegacia de Polícia de Alta Floresta com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional, cumpriu um mandado de prisão preventiva, 14 mandados de busca e apreensão, além de 11 intimações para monitoramento eletrônico. Foram também expedidas quatro ordens de bloqueio judicial de bens e contas, com limite de até R$ 2 milhões por principal investigado.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os alvos está um advogado já condenado por associação criminosa e residente em condomínio de alto padrão em Sinop. Bens de alto valor, como veículos e joias, foram apreendidos. Em Alta Floresta, um casal foi preso em flagrante com porções e envelopes de cocaína. Já em Cuiabá, foi lacrada uma loja de eletrônicos suspeita de ser usada para lavar dinheiro do tráfico, com mercadorias armazenadas sem qualquer controle fiscal ou contábil.

Segundo a investigação, a quadrilha operava com núcleos bem definidos — operacional, jurídico e financeiro —, e mantinha um sofisticado sistema de contabilidade do tráfico, usando empresas de fachada e movimentações bancárias pulverizadas.

[Continua depois da Publicidade]

As ordens foram autorizadas por diferentes juízos: a 4ª Vara Criminal de Alta Floresta emitiu os mandados locais, enquanto o Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá autorizou medidas contra o núcleo financeiro e jurídico da organização, com participação do Gaeco-MT.

A ação contou com aproximadamente 40 policiais civis de unidades de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Colíder, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes e da Denarc, de Cuiabá. O delegado André Victor de Oliveira Leite, responsável pela operação, destacou que o nome “Heresia” reflete a ruptura dos investigados com os valores legais, ao optarem deliberadamente pela criminalidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.