Operação desarticula esquema de fraudes em crédito rural em Mato Grosso e outros estados

Fonte: CENÁRIOMT

Operação desarticula esquema de fraudes em crédito rural em Mato Grosso e outros estados
Operação desarticula esquema de fraudes em crédito rural em Mato Grosso e outros estados

A Polícia Federal deflagrou em Mato Grosso e outros estados do Brasil, nesta quarta-feira (16) a Operação Trapaça, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em processos de crédito rural, corrupção de servidores públicos e crimes ambientais, especialmente na Amazônia Legal. A ação visa desmantelar um esquema que permitia a obtenção de financiamentos para atividades ilegais, como o desmatamento.

A operação resultou no afastamento de seis servidores públicos, sendo dois do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e quatro da Secretaria de Meio Ambiente e Mineração de Itaituba, no Pará.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o sequestro de aproximadamente R$ 100 milhões em bens dos investigados, incluindo propriedades rurais.

Falsificação de documentos e corrupção em Mato Grosso

De acordo com as investigações, uma empresa de regularização fundiária estava no centro do esquema, falsificando documentos para instruir processos de solicitação de crédito rural.

[Continua depois da Publicidade]

Essa prática permitia que infratores ambientais obtivessem financiamentos destinados à exploração de áreas ilegalmente desmatadas. Estima-se que cerca de 5 mil hectares de floresta tenham sido desmatados e queimados após a liberação desses créditos. 

A Polícia Federal também identificou casos de corrupção envolvendo funcionários da empresa que pagavam propina a servidores de secretarias de meio ambiente e órgãos fundiários para garantir a aprovação de processos e a obtenção de licenças ambientais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.