Operação da PM intensifica e prende quadrilha com 2kg de droga na zona rural de MT

Fonte: CENÁRIOMT

1 294

Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar intensificam o policiamento ostensivo nas áreas urbanas e rurais atendidas pela unidade da PM. Por meio da Operação Saturação, o reforço policial nas áreas de chácaras, sítios e comunidades rurais do Coxipó do Ouro, Jurumirin, Três Barras, Arraial dos Freitas vem desarticulando ações criminosas como roubos e furtos. Na noite de terça-feira (09.06), a operação prendeu uma quadrilha com cerca de 2kg de maconha, um simulacro de pistola e uma carabina de pressão, na região da ponte de ferro, na capital.

Por volta das 23h, policiais realizaram um bloqueio de acesso na ponte quando visualizaram três pessoas em um veículo VW Saveiro trafegando em sentido contrário. Para abordar o automóvel, a equipe da PM emitiu sinais sonoros e luminosos ao condutor que não acatou as ordens de parada, furou o bloqueio policial e fugiu para zona urbana.

Os militares pediram apoio do Batalhão Rotam e da Força Tática para cercar o local, os suspeitos no veículo foram localizados nas proximidades do Residencial Flor da Mata. Dos três ocupantes do carro, um suspeito pulou da carroceria da Saveiro com um objeto semelhante a uma arma de fogo, os policiais orientaram o homem a largar a arma no chão, mas ele não acatou a ordem policial, ao insistir em fugir, os policiais efetuaram um disparo de arma de fogo na perna do suspeito para imobilizá-lo. Um simulacro de pistola foi apreendido na ação.

Durante verificação no carro, os policiais encontraram debaixo do banco do motorista tablete de maconha e uma carabina de pressão. Um dos suspeitos disse à polícia que eles haviam passado a tarde em uma chácara e que no local havia mais entorpecentes. Em seguida, os militares foram até a chácara e em um galinheiro apreenderam mais um tablete de maconha, totalizando cerca de 2kg de entorpecente apreendido na operação.

[Continua depois da Publicidade]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar atendimento ao suspeito baleado na perna, ele foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Verdão, onde foi medicado e liberado pelos médicos para ser conduzido à delegacia.

O veículo saveiro foi apreendido e os três suspeitos foram presos em flagrante.  Os integrantes da quadrilha já tinham passagem por crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto e receptação.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Fernando Augustinho explica que a detenção da quadrilha é resultado de um trabalho preventivo para combater a criminalidade na zona rural da área atendida pela unidade.

“Por meio de rondas, abordagens e patrulhamentos estamos presentes inibindo pessoas infratoras da lei. O reforço policial atende um anseio dos moradores da região. Com as equipes de apoio e de inteligência da PM vamos saturando a área e detendo pessoas criminosas”, explica o comandante.

O tenente-coronel Fernando explica que os moradores das áreas rurais, caso sejam vítimas de ações criminosas, devem registrar o Boletim de Ocorrência. Já que alguns casos de roubo, as vítimas não confeccionaram o documento.

“As ações de policiamento nestas áreas mais distantes da cidade são resultado da preocupação do nosso Comando Geral e toda a equipe do 1º Comando Regional de Cuiabá. Contamos com a colaboração dos moradores para denunciar e tomar algumas medidas simples de prevenção e de combate as ações criminosas. De quatro ocorrências registradas nestas localidades, apenas uma vítima registrou BO. A subnotificação nos ajuda a tomar medidas pontuais. Um grupo de aplicativo de mensagens ‘Sentinela Rural’ entre moradores  e os policiais vem auxiliando no trabalho da PM para garantir tranquilidade aos moradores”, destaca o militar.

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.