Operação conjunta protege fauna silvestre contra incêndios em Mato Grosso

Parceria entre Corpo de Bombeiros e Sema marca primeira ação estruturada de resgate de animais silvestres em áreas afetadas por queimadas.

Fonte: CenárioMT

CBMMT
Operação conjunta protege fauna silvestre contra incêndios em Mato Grosso - Foto: BOMBEIROS

O Mato Grosso deu início a uma operação inédita para o resgate e proteção da fauna silvestre em áreas atingidas por incêndios e desmatamento. Batizada de Arca de Noé, a iniciativa conjunta do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) começou nesta segunda-feira (4) com foco especial em regiões impactadas por queimadas irregulares.

Equipes compostas por profissionais especializados, incluindo médicos veterinários, estão atuando no monitoramento constante das áreas afetadas. O objetivo principal é reduzir os impactos ambientais causados pelo fogo e garantir a segurança dos animais silvestres, realizando o resgate e, quando necessário, a reabilitação ou destinação a locais seguros.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, é a primeira vez que uma operação desse tipo é executada de maneira estruturada e contínua. Anteriormente, o apoio do Corpo de Bombeiros ocorria de forma pontual às ações conduzidas pela Sema.

“Com essa integração desde o início, ganhamos mais eficiência e alcance no resgate dos animais”, explicou o comandante. Nesta etapa inicial, os esforços estão concentrados no mapeamento das áreas afetadas, com atenção especial ao Pantanal, devido à sua biodiversidade e alta vulnerabilidade ao fogo.

[Continua depois da Publicidade]

“Durante as operações, percorremos as regiões queimadas em busca de animais feridos ou em risco”, afirmou Marcondes. Já a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou a abrangência da ação, que integra o plano de atendimento emergencial à fauna.

Além do trabalho técnico, a Sema está cadastrando voluntários para atuar em Unidades de Conservação, apoiando o resgate, manejo e cuidado com os animais silvestres. Interessados podem obter informações no site oficial da secretaria.

O governo estadual também destinou R$ 125 milhões para ações de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Deste valor, R$ 78 milhões vão diretamente para a estruturação das ações da corporação, incluindo contratação de brigadistas e ampliação de equipamentos.

O Corpo de Bombeiros lembra ainda que o uso do fogo está proibido em várias regiões do estado. No Pantanal, a medida vale de 1º de junho a 31 de dezembro. Já nas áreas da Amazônia e do Cerrado, a proibição vai de 1º de julho a 30 de novembro. Nas zonas urbanas, o uso do fogo é vetado durante todo o ano. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.