Operação Apóstata cumpre mandado na zona rural de Juscimeira, Mato Grosso

Ação da Polícia Civil mira facção e apreende drogas, armas e combustíveis ilegais na área da Curva da Santinha.

Fonte: CenárioMT

Operação Apóstata cumpre mandado na zona rural de Juscimeira
Operação Apóstata cumpre mandado na zona rural de Juscimeira - Foto: PJC

Operação Apóstata foi deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã de sexta-feira (14), conforme divulgado oficialmente pela corporação, para cumprir mandado de busca e apreensão contra suspeitos ligados a uma facção criminosa na zona rural de Juscimeira. Segundo a Delegacia do município, a ação concentrou-se na região conhecida como Curva da Santinha e teve apoio de equipes de Jaciara e Dom Aquino.

Conforme apurado pela reportagem, a ordem judicial — expedida pela Vara Única da Comarca de Juscimeira — autorizava a apreensão de armas, drogas, combustíveis comercializados de forma irregular e outros materiais ilícitos. O documento oficial encontra-se disponível no sistema do Tribunal de Justiça de MT.

[Continua depois da Publicidade]

Três pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de combustíveis. Um dos detidos, de 64 anos, também responderá por adulteração de sinal identificador de veículo. A Polícia Civil informou que mais de 50 porções de maconha e pasta base de cocaína foram encontradas, além de balança de precisão, celulares, galões de gasolina e uma motocicleta utilizada pelas investigações.

Contexto da ação

Durante as diligências, os policiais localizaram em um bar materiais que reforçam suspeitas de crimes de esbulho possessório, tráfico de drogas e organização criminosa. O local, usado como ponto de encontro de moradores da área invadida, continha remédios vencidos à venda, cigarros contrabandeados, cadernos com cobranças de água e energia e pichações que faziam referência à facção. O responsável não foi encontrado.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo nota oficial assinada pelo delegado Dario Ferreira, a Operação Apóstata integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da operação Inter Partes, alinhada ao programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso. O objetivo, segundo ele, é ampliar o enfrentamento ao tráfico e ao comércio clandestino no interior do estado.

Por que a operação importa

Dados do Ministério da Justiça apontam que facções criminosas têm ampliado sua presença em pequenas cidades do Centro-Oeste, aproveitando regiões rurais como pontos de armazenamento e distribuição de drogas. A repressão nessas áreas, segundo especialistas em segurança pública, é considerada fundamental para conter a expansão dessas organizações.

Materiais apreendidos

  • Mais de 50 porções de entorpecentes;
  • Balança de precisão;
  • Celulares e cadernos de contabilidade;
  • Galões de gasolina e motocicleta;
  • Materiais que indicam atuação de facção.

Operação Apóstata também reforça o compromisso da instituição em pressionar estruturas do crime organizado em áreas rurais, onde a presença estatal costuma ser menor.

Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Civil de Mato Grosso.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]