Operação Águas Seguras reforça prevenção contra afogamentos em Várzea Grande

A ação intensifica a presença de bombeiros e policiais aos fins de semana no rio Cuiabá, focando na segurança dos banhistas e prevenção de acidentes.

Fonte: CenárioMT

CBMMT
Operação Águas Seguras reforça prevenção contra afogamentos em Várzea Grande - Foto: BOMBEIROS

O Mato Grosso iniciou a terceira edição da Operação Integrada Águas Seguras 2025, lançada nesta sexta-feira (8), com o objetivo de prevenir afogamentos e garantir a segurança dos frequentadores do rio Cuiabá, em especial na região do distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande.

A operação é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), além da Polícia Militar, Polícia de Proteção Ambiental, Prefeitura e Guarda Municipal de Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]

Durante os fins de semana, equipes estarão mobilizadas para orientar banhistas, delimitar áreas seguras para banho e combater atividades ilícitas. O foco é evitar tragédias em um local considerado de alto risco, segundo o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz.

“A Passagem da Conceição é um dos pontos mais vulneráveis do estado para afogamentos. Nossa missão é salvar vidas, com atuação preventiva e orientação constante da população”, destacou.

[Continua depois da Publicidade]

O rio Cuiabá apresenta características que agravam os riscos, como curvas acentuadas e correntezas fortes. Mesmo assim, atrai grande número de visitantes no período de calor intenso.

Segundo o tenente-coronel Heitor Alves de Souza, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em 2024 não houve registros de afogamento durante a operação, resultado da presença ostensiva das equipes, uso de equipamentos como jetskis e barcos, e da colaboração dos próprios frequentadores.

“Essa operação é da população. É uma resposta coletiva para evitar perdas humanas em um cenário já marcado por tragédias”, afirmou.

Para o tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, a integração entre os órgãos de segurança é fundamental. A presença ampliada do Estado e o controle sobre o consumo de álcool em áreas de banho são medidas que contribuem diretamente para a redução de riscos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.