Um ônibus da Gustavo Turismo caiu no Rio Tocantins durante a madrugada de domingo (26), no momento em que embarcava em uma balsa em Tocantinópolis. O veículo havia saído de Sinop, no norte de Mato Grosso, rumo a Barra do Corda, no Maranhão.
O acidente resultou na morte do motorista reserva, Ocivaldo Ferreira da Silva, de 43 anos, que não conseguiu deixar o ônibus e morreu afogado. Conforme as informações iniciais, três pessoas sofreram ferimentos leves entre os 48 passageiros a bordo.
Segundo relatos colhidos pelas autoridades no local, o ônibus teria perdido o freio ao acessar a embarcação, rompendo as barreiras de proteção antes de despencar na água. Ocivaldo descansava no compartimento de bagagens no momento da queda.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo por volta das 9h20, a cerca de três metros de profundidade, ainda dentro do vão inferior do ônibus submerso. Após o resgate, a vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal de Tocantinópolis.
Investigação e medidas adotadas no local
O motorista que conduzia o veículo foi preso em flagrante e autuado por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Ele passou pela 4ª Central de Atendimento da Polícia Civil e foi levado posteriormente à unidade prisional da cidade, onde permanece à disposição da Justiça.
Equipes dos Bombeiros seguem trabalhando na área do acidente. Além de recolher bagagens e pertences, os profissionais estudam, junto aos responsáveis pela balsa, a forma mais segura de retirar o ônibus, que continua dentro do rio. A avaliação considera o risco de danos à embarcação, correnteza e condições de visibilidade subaquática.
A 20ª Delegacia de Polícia Civil de Tocantinópolis conduz a investigação. A apuração deverá esclarecer se houve falha mecânica ou erro operacional no procedimento de embarque. Perguntas que ainda precisam de resposta — como o estado de conservação do freio e a comunicação entre equipe da balsa e motorista — tendem a orientar os próximos depoimentos.
O caso envolve o artigo que trata do homicídio culposo na condução de veículo automotor e pode resultar em novas diligências, como perícia técnica no ônibus e oitiva de passageiros, tripulantes e operadores da balsa. Algum eventual laudo poderá indicar se outras medidas de segurança deveriam ter sido adotadas no momento do embarque.
Em nota publicada nas redes sociais, a Gustavo Turismo lamentou a tragédia e a morte do funcionário, conhecido pelos colegas como Civaldim. A empresa também se colocou à disposição para auxiliar as autoridades e prestar apoio às famílias.
A reportagem utilizou informações repassadas por equipes de segurança que atenderam a ocorrência no domingo (26).
















