Onça-pintada resgatada das queimadas no Pantanal em MT está com as quatro patas queimadas e estado de saúde é delicado

Fonte: G1 MT

Foto: Willian Gomes / Secomm UFMT

A onça-pintada que foi resgatada nessa segunda-feira (17) ameaçada pelo fogo no Pantanal mato-grossense sofreu queimaduras em todas as patas e estado de saúde dela é considerado delicado.

O animal a onça apresenta queimaduras de terceiro grau nas patas e há suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio, A onça chegou em estado grave de desidratação e está internada no Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

A onça invadiu várias casas de moradores do Pantanal depois que teve seu habitat destruído pelas queimadas na região durante o fim de semana, em Poconé, a 104 km de Cuiabá.

O animal foi resgatado de helicóptero durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores pantaneiros.

[Continua depois da Publicidade]

O coronel Paulo Barro contou que as equipes foram até o Pantanal no sábado (15) para montar um centro de triagem na região para atender os animais vítimas dos incêndios florestais. No entanto, no domingo (16), a equipe foi informada sobre a onça-pintada que estava circulando a região.

“Tomamos alguns procedimentos, mas não foram suficientes. Nessa segunda-feira, as veterinárias acharam melhor traze-la para Cuiabá”, explicou.

A onça foi sedada e levada em um avião da FAB até o hospital veterinário de Cuiabá.

Os pantaneiros disseram aos bombeiros que o animal estava entrando nas casas e quintais de uma área afetada pelo incêndio. Toda noite ela entrava na casa de alguém e, para não expor os moradores, as equipes de resgate decidiram tirá-la da região.

Agora o animal receberá os cuidados necessários e deve ser solta na natureza em um local mais seguro.

Entre janeiro e essa segunda-feira (17), 820 mil hectares do Pantanal de Mato Grosso haviam sido destruídos pelo fogo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.