Associações e entidades dos setores de logística, agronegócio e indústria de Mato Grosso realizaram, nesta quinta-feira (17), uma visita técnica ao canteiro de obras da duplicação da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), entre Cuiabá e Várzea Grande.
A ação integra a 6ª reunião da Comissão Tripartite, criada para aproximar a sociedade mato-grossense da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pelas obras.
Com cerca de 16 quilômetros em execução, a duplicação da BR-070 teve início em maio de 2024 e representa um importante avanço na mobilidade urbana e logística entre as duas principais cidades da região metropolitana.
Durante a visita, os membros da Comissão acompanharam a construção da nova pista, a recuperação da via existente, o funcionamento da usina de asfalto e a evolução das obras da ponte sobre o Rio Cuiabá, que já está com 60% de execução.
“A concessão vive um novo momento, com a retomada dos investimentos. As obras estão em estágio avançado e o planejamento vem sendo antecipado, o que é muito positivo para toda a sociedade”, avaliou Fernando Bezerra, superintendente de infraestrutura rodoviária da ANTT.
Além do trecho urbano, os representantes da sociedade também foram atualizados sobre o andamento das obras de duplicação da BR-163, entre Diamantino e Sinop — hoje, considerada a maior obra rodoviária em execução no Brasil, com oito frentes de trabalho simultâneas.
“É impressionante a tecnologia empregada nessas obras. O que está sendo feito em Mato Grosso é exemplo para o Brasil. O estado tem liderado o crescimento nacional, e esse investimento em infraestrutura é essencial para o escoamento da produção, redução de custos logísticos e projeção do Brasil no cenário internacional”, destacou Paulo Afonso Lustosa, presidente da Fenatac.
A segunda parte da reunião ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, onde a Nova Rota apresentou os processos que garantem a qualidade das obras e os rigorosos critérios de aprovação. Jhonatan Van der Sand, gerente de obras da Concessionária, enfatizou a exigência de tecnologias de ponta e fiscalização criteriosa.
Outro destaque foi a apresentação das ações de segurança viária, como o programa “Pare Pela Vida”, realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que visa evitar que veículos trafeguem com falhas mecânicas, especialmente na perigosa Serra de São Vicente. Os resultados já são visíveis: no primeiro semestre de 2025, nenhuma morte foi registrada no trecho, frente às sete ocorridas em 2024.
“Esse é o resultado direto das intervenções e da parceria com a Nova Rota. Estamos muito satisfeitos”, comemorou Arthur Nogueira, superintendente da PRF.
A Nova Rota também revelou um novo sistema que utiliza Inteligência Artificial para monitorar a rodovia e identificar, com antecedência, trincas no pavimento, falhas de drenagem e sinalização deficiente. A tecnologia permitirá intervenções mais rápidas e eficazes, garantindo maior segurança para os usuários.
Participaram da visita entidades como ATC-MT, Abiove, Fettremat, Fetramar, Aprosoja, Famato, Fenatac, Sindmat, Fecomércio-MT, FIEMT, Acrimat, CNT, PRF, Crea-MT, AMM, OAB-MT, SETCARR e o Movimento Pró-Logística. O encontro consolidou a importância da transparência, da fiscalização e da modernização como pilares do novo ciclo de desenvolvimento da malha rodoviária mato-grossense.