“O Estado precisa investir para crescer e gerar emprego” diz Mauro Mendes

Mauro Mendes ressaltou, ainda, a necessidade de reformas administrativa e política em âmbito nacional

Fonte: CenárioMT

Governador: O Estado precisa investir para crescer e gerar emprego; faremos um dos maiores investimentos do País 2020 12 11 18:59:18
Governador Mauro Mendes participa do 19º Fórum Empresarial do LIDE - Foto por: Créditos: Gustavo Rampini/LIDE

O governador Mauro Mendes, que está em São Paulo nesta sexta-feira (11.12) para participar do 19º Fórum Empresarial do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), conclamou os gestores públicos para que fomentem investimentos voltados à geração de empregos no País. Em sua apresentação, ele falou do panorama do Estado para o próximo ano: 13% da receita corrente líquida será utilizada em investimentos em todas as áreas e regiões, algo inédito na história de Mato Grosso.

Ao lado de governadores de outros Estados e de diversas lideranças políticas e empresariais do País, Mauro Mendes destacou ainda as ações adotadas pelo Governo de Mato Grosso desde o início de sua gestão, que permitiram o reequilíbrio das contas do Estado e provocaram o primeiro superávit financeiro em 10 anos, mesmo durante a pandemia, permitindo o montante em investimentos.

“É muito comum a gente ouvir dizer que ‘dinheiro público tem’. Não existe dinheiro público, existe dinheiro do cidadão e das empresas. E se nós temos um Estado que abocanha parte desse dinheiro do cidadão e das empresas e gasta mal, nós vamos ter dificuldade de projetar o futuro e promover o crescimento desse País. Por isso que eu conclamo a todos, para que possamos atentar para que o Brasil seja esse País do futuro e para que esse caminho seja trilhado com segurança e com mais firmeza, com resultados não apenas para as gerações futuras, porque queremos ver isso também no presente”, frisou.

77319fef 22d6 1dd5 f864 52216ad98db5?t=1607699239378+&imageThumbnail=3

[Continua depois da Publicidade]

Em sua fala, Mauro Mendes exibiu um quadro dos resultados obtidos em Mato Grosso a partir das políticas públicas implantadas por sua equipe já no primeiro ano de gestão, entre elas a reforma administrativa, o corte de gastos, a renegociação de dívidas, a aprovação do Novo Fethab, o combate à sonegação fiscal, a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual e a revisão dos incentivos fiscais. Além disso, apresentou o programa Mais MT, que prevê recursos na ordem de R$ 9,5 bilhões em investimentos públicos em todas as áreas até 2022.

Além dos investimentos para geração de emprego e renda, o governador defendeu a necessidade das reformas administrativa e política pelo Governo Federal.

“O Estado brasileiro precisa investir, precisa cumprir seu papel, gerar empregos, precisa recuperar. E aí eu discordo quando muitos nesse País dizem que a principal reforma é a Tributária. Ela é importante sim, porque pagamos muitos impostos, mas não vamos ter nenhuma Reforma Tributária capaz de alcançar seu objetivo de livrar o cidadão e a iniciativa privada dessa carga, se antes nós não formos capazes de fazer um a reforma no Estado brasileiro. Nós temos que fazer a reforma administrativa, temos que fazer a reforma política, temos que tornar os estados e o poder público nesse País mais leve e menos custoso para o cidadão”, destacou o governador.

d30d3227 e122 ace1 92f4 68cc0ccc399f?t=1607699238991+&imageThumbnail=3

“O problema não é a distância que nós estamos dos chamados países de primeiro mundo, é a velocidade que eles se movem e que o Brasil se move rumo a esse futuro. Se não formos capazes de mudar o Estado brasileiro, seu custo e sua eficiência, não haverá reforma tributária capaz de tirar o peso dos nossos ombros dos enormes impostos que nós pagamos”, acrescentou.

LIDE

Fundado no Brasil em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

e64c8306 432a 8561 1bcf b6bfdb00a6ff?t=1607699239770+&imageThumbnail=3

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.