Número de endividados cai em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

29. 04. 2022 Real Moeda brasileira, dinheiro Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
29. 04. 2022 Real Moeda brasileira, dinheiro Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Cuiabá registrou um aumento no número de famílias endividadas no mês de março, totalizando mais de 180,9 mil lares com dívidas, o que representa 87,8% do total de famílias na Capital. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e indicam um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao mês anterior e de 4,5 pontos percentuais em comparação a março do ano passado, quando o número era de 169,7 mil famílias.

Apesar desse cenário, houve uma redução de 14,7% no número de famílias inadimplentes, passando de 50,5 mil em março de 2023 para 43 mil neste ano.

Para o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), Cuiabá se destaca positivamente em relação à média nacional no que diz respeito à inadimplência das famílias. A análise revela um cenário econômico favorável, com uma diminuição no número de famílias com contas em atraso e um aumento no consumo, especialmente por meio de compras a prazo.

O presidente em exercício da Fecomércio-MT, Marco Pessoz, ressalta que o aumento no número de endividados em Cuiabá, aliado à redução das famílias inadimplentes, indica um fortalecimento do consumo na capital, o que impacta positivamente o comércio e os serviços locais.

[Continua depois da Publicidade]

Pessoz destaca a importância de monitorar o endividamento e a inadimplência para compreender as tendências de gastos das famílias e o aquecimento econômico, além de avaliar se as famílias estão conseguindo arcar com suas dívidas.

Os principais tipos de dívida em Cuiabá são o cartão de crédito, responsável por 81,4% das dívidas, seguido por carnês (22,6%), financiamento de carro (5,3%), crédito consignado (4,9%) e financiamento de casa (4,5%).

Quanto ao período de comprometimento da dívida, 29,1% dos entrevistados afirmaram que possuem dívidas há mais de 1 ano, enquanto 28,9% estão entre 3 e 6 meses. Além disso, 75% dos endividados têm entre 11% e 50% de sua renda comprometida com dívidas, sendo que 13,7% têm até 10% de sua renda comprometida.

A nível nacional, 78,1% das famílias estão endividadas, enquanto 28,6% possuem dívidas em atraso. Ambos os índices apresentaram aumento em relação ao mês anterior, mas estão menores na comparação anual.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).