Número de CNHs cassadas aumenta 38,8% em Mato Grosso

Fonte: OLHAR DIRETO

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) registrou um aumento de 38,8% no número de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) cassadas. Em 2018, foram 2.243, enquanto no ano passado 3.115. Juntos, os dois anos somam 5.358. A suspensão da CNH se dá pela soma de 20 pontos no período de 12 meses.

“A cassação acontece quando o condutor é flagrado dirigindo com a habilitação suspensa ou se reincidente em algumas infrações específicas, como prevê o artigo 263 do Código de Trânsito Brasileiro. Nesse caso, ele cumpre dois anos sem o direito de dirigir e faz todo o processo para emissão da primeira habilitação, além de curso e exame teórico de reciclagem, porém mantém a mesma categoria que ele possuía”, explicou o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

[Continua depois da Publicidade]

Todos os motoristas que tiveram sua CNH cassadas já foram notificados via Correios ou por meio de editais publicados no Diário Oficial do Estado.

Para regularizar sua CNH, o motorista deve entregar a CNH cassada em qualquer unidade de atendimento do Detran-MT, cumprir o prazo de suspensão e posteriormente realizar um Curso Teórico de Reciclagem no Centro de Formação de Condutores (CFC). A unidade deve ser credenciada e irá emitir o Certificado conforme a conclusão das matérias obrigatórias.

[Continua depois da Publicidade]

Após cumprir essas etapas, o condutor deverá ir até uma unidade do Detran-MT para a emissão da taxa de Exame Teórico de Reciclagem para Infratores. Assim que finalizar o Curso Teórico de Reciclagem para Infratores, será agendado o exame teórico. Com a aprovação no curso, o motorista poderá solicitar a retirada de sua CNH ou, caso esta já esteja vencida, emitir um novo documento.

É possível restabelecer o direito de dirigir também pelo curso de reciclagem a distância, o Reciclagem EAD. Os condutores têm a opção de escolha de empresas nacionais que foram credenciadas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a realização do curso de reciclagem à distância do Detran-MT.

“Todos os condutores que tiveram as carteiras suspensas ou cassadas são obrigados a passar pelo curso de reciclagem, bem como os que foram obrigados por determinações judiciais”, destacou Alessandro.

A oferta do curso atende à Resolução 730/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece os critérios e requisitos técnicos para a homologação dos cursos e plataformas tecnológicas, na modalidade de ensino a distância.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.