Novos equipamentos são entregues a agentes ambientais para reforçar atendimentos de emergência

Kits foram destinados para as nove Diretorias Desconcentradas do órgão ambiental no interior de MT

Fonte: Nayara Takahara | Sema-MT

Novos equipamentos são entregues a agentes ambientais para reforçar atendimentos de emergência
Novos equipamentos são entregues a agentes ambientais para reforçar atendimentos de emergência Reprodução | Secom MT

Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUD) da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) receberam um importante reforço com a entrega de novos equipamentos, que auxiliarão os agentes ambientais nos trabalhos de fiscalização, monitoramento e atendimento emergencial realizados no interior do Estado.

Ao todo, os kits foram entregues, na sexta-feira (01.03), contendo capacete, macacão, luva, bota e conjunto autônomo de respiração, além de binóculo, trena a laser e lanterna tática.

“Os novos equipamentos possibilitarão uma melhora significativa na coleta de dados pelos analistas e uma resposta rápida aos incidentes relacionados a produtos e resíduos perigosos”, destacou o diretor da DUD/Sema-MT de Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), Vinicius Rezek.

“A entrega para as regionais foi muito importante, uma vez que atendemos frequentemente acidentes com produtos perigosos e esse tipo de ocorrência demanda equipamentos especiais para preservar a saúde do agente que atenderá ao chamado”, comentou o diretor da DUD/Sema-MT de Sinop (a 500 km de Cuiabá), Gabriel Conter.

[Continua depois da Publicidade]

Os recursos para a aquisição dos materiais foram provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na ordem de R$ 167 mil, firmado no Mutirão da Conciliação Ambiental.

Desde o lançamento, em setembro de 2023, a iniciativa resultou em acordos de recuperação imediata de 11,5 mil hectares de vegetação nativa no Estado e na arrecadação de R$ 47,5 milhões em multas, que serão integralmente revertidas em benefício da agenda ambiental e do cidadão, como determina o programa de Conversão de Multas, criado pelo Decreto estadual n° 1.436/2022.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou a importância dos investimentos para o fortalecimento do órgão ambiental.

“O Governo do Estado tem investido em aparelhar os órgãos estaduais para que possam executar com excelência sua missão institucional. Assim, a Sema-MT promove mais uma entrega de equipamentos com o objetivo de garantir a realização das ações de fiscalização em todas as suas unidades regionais”, disse.

Além da entrega dos novos equipamentos, os agentes passaram há poucos meses por curso de qualificação para atendimento de acidentes com produtos perigosos, com palestras de especialistas no assunto e prática simulada de um acidente envolvendo um veículo com ácido tóxico e vítimas.

De acordo com o diretor da DUD de Sinop, o volume de produtos perigosos transportados nas rodovias estaduais e federais é muito grande, sendo comuns incidentes envolvendo, principalmente, veículos transportadores de combustíveis e defensivos agrícolas.

“O material é um complemento da qualificação realizada. O servidor se sente valorizado, uma vez que demostra a preocupação da Secretaria com o seu bem-estar”, completou Gabriel.

A entrega dos kits ocorreu na sede da Pasta, em Cuiabá, durante reunião de alinhamento de ações do Comitê de Gestão Estratégica (Coges). Cada diretor recebeu uma caixa contendo todos os itens.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).