Adulto da mesma família de casos anteriores testou positivo para o vírus e não havia sido vacinado. O surto no município tem ligação com a Bolívia, onde a doença está ativa.
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste (MT) confirmou mais um caso de sarampo na cidade. O paciente é um adulto que faz parte do mesmo núcleo familiar onde já haviam sido diagnosticados outros casos da doença.
Assim como os demais infectados, o novo paciente não havia recebido a vacina que protege contra o vírus.
A Secretaria informou que todas as medidas de bloqueio e monitoramento foram executadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde. O paciente já está fora do período de transmissão, não representando mais risco de contágio à população local.
Suspeita de vírus importado
Os dois primeiros casos de sarampo no município foram diagnosticados em uma gestante e no filho dela, de 4 anos. O quadro da gestante foi considerado grave e resultou na perda do bebê.
A suspeita é que o vírus tenha sido importado para Mato Grosso, já que a família esteve recentemente na Bolívia, onde teve contato com pessoas infectadas. A cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra está enfrentando um surto ativo da doença.
A Vigilância em Saúde continua acompanhando a situação e reitera o alerta máximo à população sobre a importância da imunização.
A principal recomendação é que todos os moradores verifiquem se o seu cartão de vacina está em dia. É essencial ter recebido as duas doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), especialmente crianças e adultos que não possuem comprovação vacinal.
A vacinação é a única forma eficaz de prevenir a doença e evitar que o vírus se dissemine na comunidade.