Nova Ubiratã aciona STF para suspender eleição em Boa Esperança do Norte

Fonte: CENÁRIOMT

Nova Ubiratã aciona STF para suspender eleição em Boa Esperança do Norte
Nova Ubiratã aciona STF para suspender eleição em Boa Esperança do Norte Foto: Gcom-MT

O Município de Nova Ubiratã entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a suspensão das eleições em Boa Esperança do Norte, recentemente criada no estado de Mato Grosso. A ação argumenta que ainda está em andamento no STF um recurso que questiona a legalidade da criação do novo município, ocorrida em 2023, o que, segundo Nova Ubiratã, pode resultar em “insegurança jurídica e danos irreparáveis”.

Na ação, Nova Ubiratã alega que a criação de Boa Esperança do Norte não atendeu a todos os requisitos legais exigidos, e que a existência do novo município poderia causar prejuízos significativos. A principal preocupação é a perda de território: mais de 300 mil hectares foram desmembrados de Nova Ubiratã para formar Boa Esperança do Norte, o que, de acordo com a ação, poderia levar o município a uma situação financeira insustentável.

[Continua depois da Publicidade]

“Autorizar a criação de um novo município, sem uma análise aprofundada das evidências e antes de uma decisão final do recurso, coloca Nova Ubiratã em risco de insolvência”, afirma um trecho da ação.

O pedido será analisado pelo ministro Gilmar Mendes, que decidirá se a eleição, prevista para este ano, será ou não suspensa.

[Continua depois da Publicidade]

Enquanto isso, Boa Esperança do Norte se prepara para as eleições, com 4.243 eleitores registrados. Duas chapas estão na disputa pela prefeitura: uma encabeçada pelo atual subprefeito, Calebe Francesco Francio (MDB), com Jair Obragão (PL) como vice, e outra liderada por Demétrio Cavlak Garcia (DC), que tem Sandro Luiz Guarnieri (Republicanos) como vice.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.