Economia mutuense registrou queda em dezembro, mas saldo de 2020 foi positivo


Apesar da pandemia, mais de mil empregos foram gerados no ano passado. Vendas do comércio cresceram 1,44% no ano.

Fonte: Tiago Franz | Jornalista 3621SC | Ascom - Acenm/CDL

Nova Mutum MT. Foto Kacio Henrique scaled
Nova Mutum-MT. Foto - Kacio Henrique

NOVA MUTUM, MATO GROSSO: Nova Mutum criou 1.017 novos postos de trabalho em 2020, fechando o ano com o total de 15.968 pessoas com carteira assinada. Contudo, dezembro fechou com saldo de menos 257 postos, puxado fortemente pela agropecuária. Foram 715 admissões frente 972 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“É um resultado normal para o mês de dezembro, uma vez que não há plantio de soja. O que se espera é uma recuperação a partir de fevereiro de 2021”, avalia o presidente da Acenm, Lirio Vitalli.

Mato Grosso e Brasil também fecharam dezembro com saldo negativo de novos empregos: menos 3.549 no Estado e menos 67.906 no País.

Quanto às vendas, o mês de dezembro de 2020 não teve um desempenho satisfatório para o comércio local. Conforme dados do sistema SPC Brasil, Nova Mutum apresentou uma queda de 7,72% no ritmo de vendas em relação a dezembro de 2019. Já na comparação sazonal (novembro/2020), dezembro registrou uma queda de 6,12%.

“Por mais que os números de dezembro tenham sido abaixo do esperado, o ano de 2020, levando em consideração os acontecimentos, fechou com crescimento de 1,44% no ritmo de vendas, já descontada a inflação. No balanço do ano, consideramos que 2020 foi bom para o comércio varejista. Infelizmente alguns setores sofreram muito esse ano, como é o caso de gastronomia e eventos”, acrescenta o presidente da CDL Nova Mutum, Ronnie Sfredo.

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.