Campanha de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes é lançada em Nova Mutum

Fonte: Edinaldo Nogueira – Assessoria

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 03, o lançamento da Campanha 18 de Maio que visa fortalecer as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização foi iniciada com uma Caminhada de Conscientização que saiu de frente a Prefeitura e seguiu até o cruzamento entre a Avenida dos Uirapurus com a Avenida Mutum.

Participaram da caminhada alunos de escolas municipais e estaduais, além de representantes da Prefeitura de Nova Mutum, Ministério Publico, Poder Judiciário, Conselho de Pastores, Igreja Católica e Câmara de Vereadores.

[Continua depois da Publicidade]

Durante o lançamento os alunos da oficina de dança do Centro Social Desenvolver, fizeram uma apresentação de Jazz Contemporâneo em alusão à campanha de mobilização retratando que as crianças e adolescentes devem ser livres e que todas as pessoas podem evitar agressões e abusos através de denuncias.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Marinês Pivetta avalia que Nova Mutum tem mostrado todos os anos que defende os direitos das Crianças e Adolescentes, principalmente no que diz respeito à violação e abusos sexuais. “Proteger nossas crianças é um dever de todos os cidadãos, temos observado que a comunidade tem aderido a essa mobilização, e isso é fundamental para fortalecermos a luta conta o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, detalha.

Durante o mês de maio todas as escolas municipais, estaduais, particulares e programas sociais irão realizar atividades sobre o tema com o objetivo de mobilizar e sensibilizar crianças e adolescentes, por meio da confecção de redação, filmes, palestras, música ou slogan, sobre o grave problema social que é a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O Abuso

Sabe-se que a violência sexual é uma realidade cada dia mais constante na sociedade atual e que apesar da gravidade deste delito e da conhecida reiteração criminosa que o caracteriza, verifica-se no cotidiano que a rede de proteção à criança e ao adolescente, não consegue exercer as funções protetivas e repressivas com excelência e efetividade.

O abuso sexual é caracterizado pela utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para prática de qualquer ato de natureza sexual. Portanto, estão previstos em lei e são considerados como abuso: toque, beijos, carícia e aliciamento, além da penetração forçada.

Projeto Luz

Há pouco mais de um ano foi lançado em Nova Mutum o Projeto Luz, uma iniciativa inédita do Ministério Público do Estado do Mato Grosso, através das Promotorias de Justiça de Nova Mutum em parceria com a Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Igrejas, Orquestra Jovem, Hospital Municipal e demais órgãos ligados a defesa da Criança e do Adolescente.

O Projeto visa criar um procedimento padrão a ser utilizado pela rede de proteção à criança e ao adolescente, em casos de violência sexual, de modo a garantir uma investigação célere efetiva, evitando a revitimização da criança, através do depoimento sem danos, conforme alteração do ECA, através da Lei nº 13.431/2017, que entrou em vigor no mês de abril/2018.

A ideia do projeto se constitui na atuação colaborativa de todos os componentes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada ente, a fim de proteger e punir os agressores da violência sexual, buscando assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que são buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.

Através de workshop do PROJETO LUZ, foram realizadas na primeira etapa em 21 dias, com duração de oito horas diárias, a capacitação de 1.372 pessoas. Nos últimos dias, foi realizada mais uma etapa de capacitação, onde mais 620 pessoas foram capacitadas.

A Campanha

A campanha 18 de maio em Nova Mutum tem com símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância e uma associação entre a fragilidade de uma flor e a de uma criança. Nesse sentido, o desenho tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação da sociedade com a causa do enfrentamento á violência sexual.

No nosso município o slogan utilizado pela campanha tem sido o Faça Bonito – Nova Mutum Protege suas Crianças e Adolescentes. A proposta é chamar a sociedade mutuense para assumir sua responsabilidade na prevenção e no enfrentamento ao problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Programação

  • 03 de maio: Caminhada e Lançamento da Campanha
  • 17 de maio: Pit stop Informativo – Estacionamento dos Supermercados Saito, Delmoro e Araras e da Feira Municipal.
  • 19 de maio: Praça Temática – Praça do Parque do Sol
  • Cinema nos Centros Sociais e Escolas Estaduais
  • Roda de Conversa com as escolas Estaduais e Municipais.
  • Encerramento da Campanha com Exposição dos Trabalhos das Escolas no Hall de Entrada da Prefeitura Municipal.
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .