Nova frente fria pode derrubar temperatura para 12ºC em Cuiabá

Fonte: OLHAR DIRETO

Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

Uma nova frente fria poderá derrubar novamente as temperaturas em Cuiabá no próximo fim de semana. A tendência, segundo as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é que a mínima possa chegar aos 12ºC na capital mato-grossense. Durante a semana, o clima deve continuar seco e fará calor.

As previsões apontam que uma grande e forte frente fria vai avançar sobre a América do Sul nos primeiros dias de agosto trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito intensa.

[Continua depois da Publicidade]

As simulações atmosféricas iniciais apontam que as quedas devem acontecer por todo o Sul do Brasil, onde há possibilidade de neve, e em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

Em Cuiabá, a semana começa com altas temperaturas, que podem chegar aos 37ºC. A partir de sexta-feira (02), as mínimas e máximas começam a cair na capital mato-grossense. Neste dia, está previsto que os termômetros fiquem entre 19ºC e 30ºC.

[Continua depois da Publicidade]

No sábado, há a possibilidade que a mínima atinja os 12ºC, com a máxima não devendo ultrapassar os 20ºC durante o dia. Neste mesmo dia, também existe 30% de chance de chuva.

A última chuva na Capital ocorreu no dia 13 de maio, com 1,2 milímetros. No entanto, a última significativa aconteceu no dia 9 de maio, quando houve registro de 41 milímetros, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

A previsão ainda aponta uma possibilidade de que os termômetros cheguem a 4ºC no domingo. Porém, como a previsão ainda é distante, é provável que estes dados se alterem ao longo da semana.

No dia 06 de julho deste ano, durante uma frente fria, Cuiabá bateu o recorde de madrugada mais fria do ano. Os termômetros chegaram a marcar 10.4ºC. Um dia depois, a capital mato-grossense teve o segundo dia mais gelado, com a mínima de 10.6ºC.

Neve no Sul

A chance de voltar a nevar no Sul do Brasil é prevista para a sexta-feira, 2 de agosto, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. Porém, não se pode descartar a chance de nevar também na madrugada e/ou manhã do sábado nas mesmas regiões citadas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]