A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, nesta sexta-feira (26.9), mais uma edição do Mutirão da Cidadania em Mato Grosso, desta vez em Santo Antônio do Leverger. A iniciativa ofereceu serviços gratuitos para a população local, reforçando a presença do governo estadual em áreas que necessitam de apoio social.
A ação tem como objetivo garantir cidadania, dignidade e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, responsável pelo programa SER Família, destacou a importância de levar esperança e acolhimento aos cidadãos.
Entre os serviços ofertados, destacam-se a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, da Carteira de Identificação do Autista e da Carteira de Identificação do Celíaco, além de orientações do Procon e do programa SER Família. O mutirão também disponibilizou foto 3×4, plastificação de documentos e distribuição de 300 cestas básicas, 300 kits de limpeza e higiene, 400 kits de guloseimas, 400 brinquedos, 200 filtros e 200 cobertores.
O deputado estadual Beto Dois a Um reforçou a relevância da parceria entre o governo e o legislativo para fortalecer a cidadania e transformar realidades. Moradores do município relataram a importância do evento: Nayara Cristine Rodrigues de Almeida mencionou que os benefícios recebidos ajudam na alimentação de seu filho, enquanto Anderson Pereira de Lima valorizou a facilidade de emitir documentos sem precisar se deslocar para outros locais.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Setasc, Emerson Toledo, enfatizou o compromisso do governo em promover dignidade, trabalho, saúde, educação e cidadania. Ele afirmou que o mutirão é um marco de transformação na vida dos cidadãos atendidos.