Mutirão em Sinop realiza mais de 130 atendimentos no Cadastro Único para beneficiários do BPC

Sinop conta com 4.415 beneficiários do BPC.

Fonte: CENÁRIOMT

Mutirao em Sinop realiza mais de 130 atendimentos no Cadastro Unico para beneficiarios do BPC
Mutirão em Sinop realiza mais de 130 atendimentos no Cadastro Único para beneficiários do BPC

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sinop realizou um mutirão no último sábado (19) que resultou em mais de 130 atendimentos e atualizações do Cadastro Único (CadÚnico). A ação, que ocorreu na sede da secretaria, teve como foco alcançar o público prioritário que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Dona Lucinda Correia da Silva, moradora do Residencial Nico Baracat, compareceu ao mutirão e destacou a importância de manter o CadÚnico em dia.

“É importante manter o cadastro atualizado, porque é por meio dele que a gente recebe os benefícios da assistência social. Eu fiquei mais de 40 anos pagando aluguel, deixando, muitas vezes, de comer para pagar o aluguel e hoje tenho meu apartamento no Nico Baracat. Eu recebo o BPC e, hoje, vim atualizar o cadastro para eu não perder ele. O atendimento está de parabéns, só tenho a agradecer”, afirmou.

Ivan Altíssimo, coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família na secretaria, explicou que o CadÚnico é a principal ferramenta do Governo Federal para acessar informações sobre a vida social da população brasileira e, assim, implementar políticas públicas de assistência social. A falta de atualização cadastral pode levar ao bloqueio ou até mesmo à perda do benefício.

“Em Sinop, já existem mais de 100 idosos e pessoas com deficiência que estão há 48 meses com seus cadastros desatualizados e, consequentemente, com os benefícios bloqueados. Por isso, promovemos essa ação extra, para ajudá-los a atualizar seus cadastros. Conseguimos atingir nosso objetivo e atualizamos mais de 130 cadastros dos que eram prioridade e precisavam dessa ação”, celebrou Ivan.

Sinop conta com 4.415 beneficiários do BPC. O serviço de atualização do CadÚnico é oferecido pela Secretaria de Assistência Social nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Ivan Altíssimo informou que, desde o ano passado, a equipe do CadÚnico vem realizando grandes mutirões e visitas domiciliares para alcançar o público prioritário, apesar das dificuldades geradas por mudanças de endereço e número de telefone dos moradores.