Mutirão de biometria eleitoral começa em Confresa, MT

Ação itinerante busca atender mais de 16 mil eleitores que ainda não cadastraram a biometria na região.

Fonte: CenárioMT

Mutirão de biometria eleitoral começa em Confresa, MT
Foto: Reprodução/TREMT

Dos 40.668 eleitores aptos a votar na 28ª Zona Eleitoral, com sede em Porto Alegre do Norte, apenas 23.913 (58,80%) já realizaram o cadastro biométrico. Para alcançar os 16.755 eleitores restantes, a Justiça Eleitoral dará início, a partir da próxima segunda-feira (29), a uma série de mutirões em Confresa, município localizado a 1.027 km de Cuiabá.

Os atendimentos itinerantes começam na Câmara Municipal de Confresa e seguem até sexta-feira (03.10), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Atualmente, o município concentra 11.410 eleitores sem biometria na zona urbana.

Segundo a Justiça Eleitoral, esta é uma oportunidade importante para regularizar a situação. A coleta biométrica é considerada essencial para garantir a segurança do voto e a autenticidade do processo eleitoral em Mato Grosso.

Após Confresa, o mutirão seguirá para o distrito Bridão Brasileiro, no dia 08 de outubro, com atendimentos na Escola Municipal Nova Bridão, das 9h às 16h. No dia seguinte, 09 de outubro, a ação será no Projeto de Assentamento Confresa Roncador, na Escola Municipal Branca de Neve, também das 9h às 16h. Nessas localidades, 387 pessoas ainda não realizaram o cadastro.

No distrito de Veranópolis, a coleta biométrica será oferecida nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 16h, na Escola Municipal Professor Antônio Soares da Silva, atendendo um total de 972 eleitores sem biometria.

Para realizar o cadastramento, basta apresentar um documento oficial com foto. Nos casos de alistamento, transferência ou regularização de título, é necessário também levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que buscam o primeiro título devem apresentar comprovante de quitação militar.