Município recebe equipe do Instituto Rodrigo Mendes sobre educação inclusiva

Seminário Alavancas e visita nas escolas foram as ações promovidas pela Secretaria de Educação

Fonte: Ascom Prefeitura/Maíra Matos

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recepcionou, nesta semana, a equipe do Instituto Rodrigo Mendes, que visitaram as escolas municipais, se reuniram com o prefeito Miguel Vaz e finalizaram o itinerário participando de um seminário para conhecerem os projetos voltados à educação inclusiva.

O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

[Continua depois da Publicidade]

Lucas do Rio Verde está entre os dez municípios do Brasil selecionados pelo instituto para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. A Secretaria de Educação do Município participou do processo de seleção, inscrevendo dez escolas que atendem estudantes público-alvo da educação especial: Pessoas com Deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas com habilidades e/ou superdotação.

As ações desenvolvidas têm como objetivo contribuir para alcançar a Meta 4 do Plano Nacional de Educação com o movimento de inclusão de todos os alunos, que apresentam alguma deficiência de ordem cognitiva, comportamental ou física matriculados na rede municipal de ensino.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, explica que o Projeto Alavancas envolveu 11 escolas do Ensino Fundamental, impactou 300 crianças diretamente com o trabalho de 45 profissionais da educação, entre professores e técnicos.

“O maior objetivo do projeto é ampliar os olhares, fortalecer as redes de educação dos municípios e as práticas pedagógicas para trabalhar com crianças com deficiência. Sermos escolhidos significa que estamos no caminho certo”, explica.

A coordenadora de formação do Instituto Rodrigo Mendes, Katia Cibas, elogiou o empenho de Lucas do Rio Verde. “A equipe de educação municipal esteve engajada nesse período de formação. Foram bem atuantes, compartilharam experiências, e vimos que possuem ótimos projetos desenvolvidos no município. O seminário e as visitas nas escolas foram um momento de celebrar as conquistas mostrando os trabalhos realizados e conhecer pessoalmente os colaboradores”, definiu.

As atividades do Projeto Alavancas iniciaram em março de 2023, em São Paulo, com a visita ao Instituto Rodrigo Mendes.

Foram 12 encontros semipresenciais, 40h de formação que oportunizaram a reflexão sobre diversos temas relevantes, que fomentaram a implementação de uma Educação Inclusiva de Qualidade.

O princípio da inclusão visa garantir a todos os alunos o direito à educação na escola, sendo a instituição responsável por promover mudanças estruturais e pedagógicas para incluir todas as diferenças.
— news —

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .