Município investe na agricultura familiar através de cooperativa

Cooperlaf conta com caminhão frigorífico e equipamentos que auxiliam o pequeno produtor

Fonte: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca cada vez mais fomentar a agricultura familiar através de parcerias que ofereçam oportunidades aos pequenos agricultores, com capacitações e o incentivo a aquisição de produtos do setor. Para isso, o apoio à Cooperlaf – Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares, é essencial.

A cooperativa atua na parte de processamento e da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para garantir os resultados, a Cooperlaf conta com um caminhão equipado com câmera fria, uma sala de manipulação, mini ceasa, além de câmeras de congelamento instalados nos dois mercados do produtor, tudo fornecido pela Prefeitura.

[Continua depois da Publicidade]

Por meio da Cooperlaf, os pequenos produtores conseguem atender ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Com isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde pode adquirir da cooperativa mais de 5 mil maços de folhas e temperos, além de 13 toneladas de frutas e legumes ao ano. Esses alimentos são destinados as famílias cadastradas no CadÚnico participantes dos programas da assistência social.

Outro setor dos alimentos da agricultura familiar é a merenda escolar, abastecendo as unidades escolares do município. Para isso, são fornecidos 153 quilos de frutas e legumes e mais 25 mil maços de folhas e temperos durante o ano.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, atua também junto aos agricultores familiares colocando em prática a Patrulha Agrícola, disponibilizando maquinários como tratores e niveladoras, além de implementos agrícolas.

A pasta possui outros projetos em andamento, visando o fortalecimento dos pequenos agricultores, a exemplo do Programa Frutifica Lucas, onde Município faz a distribuição de mudas frutíferas, de acordo com a vocação dos produtores familiares. Neste projeto já foram fornecidas mais de 70 mil mudas frutíferas.

Outra ação que vem sendo fomentada desde 2022 é a cadeia do mel. Com o programa Apilucas são ofertadas capacitações, assistência técnica e auxílio em gerenciamento aos produtores cadastrados.

Lucas do Rio Verde conta com outro diferencial importante para atender bem a comunidade e garantir produtos de qualidade na mesa do luverdense, com a certificação dos produtos da agricultura familiar. São 78 produtores cadastrados, que possuem selo de origem.

“Hoje 70 por cento dos produtos que chegam à mesa do cidadão vem da agricultura familiar. É claro que não podemos esquecer do nosso carro-chefe, o agronegócio que é a nossa economia base. Mas agricultura familiar tem que ser fortalecida, é o que estamos fazendo sob orientação do prefeito Miguel Vaz. Dando todo o apoio aos pequenos produtores ou agricultura de pequeno porte”, comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Na última semana, a Cooperlaf promoveu um encontro com empresários, com o objetivo de mostrar o que a cooperativa tem a oferecer para as empresas locais, bem como a capacidade de atendimento e a qualidade dos produtos. O evento contou com a participação do prefeito Miguel Vaz, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, além de representantes da cooperativa, sociedade civil, empresários, representantes do Legislativo e demais convidados.

“Reunimos no sindicato rural alguns produtores de grande porte, que tem cantinas nas suas fazendas, para que a cooperativa pudesse apresentar os produtos que são produzidos aqui. Além da gente dar todo o incentivo material no caso, nós também estamos auxiliando a parte de logística, justamente para que os empresários conheçam e comprem da agricultura familiar”, explica Paulo.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .