Município discute com concessionária possível desvio da BR 163 em Lucas do Rio Verde

Proposta é que a rodovia tenha seu trajeto desviado do percurso original para uma rota alternativa, fora da área urbana

Fonte: CenárioMT

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Representantes da prefeitura de Lucas do Rio Verde e da Nova Rota Oeste se reuniram nesta segunda-feira (07). O objetivo foi discutir a possibilidade de desviar a BR 163 da área urbana do município.

A proposta é que a rodovia contorne o município, desviando o tráfego pesado. Com isso, o trecho original da BR 163 seria transformado numa avenida, sob responsabilidade do município. Essa sugestão, inclusive, foi apresentada ao governo do Estado.

A segunda proposta é a duplicação da rodovia e a implantação de travessias urbanas visando a segurança dos luverdenses. Ao todo seriam três travessias urbanas com acesso às avenidas Tocantins, das Nações, Goiás, além de realocações de dispositivos.

“A gente pensa sempre em contemplar as quatro travessias para que os nossos trabalhadores, para as pessoas que hoje se deslocam de um lado para outro da cidade, cortando a rodovia, tenho mais segurança e mais tranquilidade e percam menos tempo na travessia urbana da nossa cidade”, comentou Vaz.

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Apesar das duas possibilidades, o prefeito luverdense deixou claro que o município defende um novo contorno rodoviário, desviando o traçado da BR 163. “A gente entende que essa é a melhor solução que temos e é isso que nós estamos defendendo”, assinalou.

Estudos de viabilidade

O diretor de relações institucionais da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira disse que as duas situações serão levadas ao conhecimento da ANTT, a agência reguladora do Governo Federal.

Madureira destacou que estudos devem apontar qual seria a melhor alternativa para ser implementada. “A gente vai sempre defender qual é a melhor solução técnica. E quando a gente fala em melhor solução técnica, é aquela que traz melhor fluidez de tráfego, a melhor condição de segurança viária e a melhor convivência entre rodovia e município”, salientou.

O diretor da Nova Rota do Oeste não quis falar em prazos. Roberto Madureira lembrou que a MT Par, que está à frente da concessão, tem que cumprir um TAC com a ANTT. Segundo o documento, todas as obras a serem executadas no trecho concessionado da BR 163 devem ocorrer em 8 anos. “Já foi dito que a vontade é da antecipação desses 8 anos. Então, a gente está falando de conclusão de quase todos os 450 km, a gente precisa duplicar em até 5 ou 6 anos. Obviamente, Lucas está dentro desse prazo”, adiantou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.