MT-170 entre Castanheira e Colniza já está recebendo o asfalto

Previsão do governo é chegar até o fim do ano com 80 km da via asfaltados

Fonte: Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Governo começa a asfaltar antiga BR-174 no noroeste do Estado  - Foto por: Fiscalização/Sinfra-MT
Governo começa a asfaltar antiga BR-174 no noroeste do Estado - Foto por: Fiscalização/Sinfra-MT

A MT-170 começou a ser asfaltada nesta semana pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), no trecho entre Castanheira e Juruena. Aproximadamente um quilômetro da rodovia – antiga BR-174 – já está recebendo o asfalto.

Em outros trechos já licitados, as obras de asfaltamento na rodovia devem começar a ser executadas em setembro. A previsão do Governo de Mato Grosso é chegar ao fim deste ano com pelo menos 80 km dessa via asfaltados, finalizando a obra até dezembro de 2024.

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Além do asfalto, a Sinfra avança nas obras de terraplanagem, base e sub-base. Até o fim do ano serão resolvidos os seis principais pontos de atoleiro registrados nas chuvas do início deste ano, com a realização de obras de drenagem.

As obras na antiga BR-174 começaram no mês de abril, após o fim do período das chuvas. No total, a rodovia tem 271,6 km, entre Castanheira e Colniza, passando por Juruena e Aripuanã. Quatro lotes, que totalizam 176,6 km já estão com obras e os outros dois lotes vão ser licitados até o fim deste ano.

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Desde o início das obras já foram executados serviços como limpeza e abertura da estrada, terraplanagem e drenagem. Com esses serviços realizados, a expectativa é que o trânsito na rodovia tenha uma situação melhor no próximo período de chuvas.

“Em boa parte dessa rodovia a pista ficava em uma altura inferior às laterais, o que impedia o escoamento da água e provocava atoleiros. Vamos chegar ao fim desse ano com 80 km de asfalto e terraplanagem avançada, garantindo que a população possa trafegar em melhores condições”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

Histórico

Esse trecho da estrada foi federalizado em 2008, com a promessa de que o Governo Federal realizasse o asfaltamento, mas ficou 10 anos sem obras. Em julho de 2022, a Sinfra-MT voltou a ser responsável pelo trecho e trabalhou para adequar os projetos antigos, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além do asfalto, serão construídas 23 novas pontes de concreto.

 

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