Motoristas de Cuiabá estão entre os que mais usam celular ao volante no Brasil

Fonte: Leandro Maia, TV Centro América

Foto: Assessoria

Cuiabá é a terceira capital do país onde mais se usa celular no trânsito, conforme levantamento do Ministério da Saúde, por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

As pessoas que confirmaram que dirigem mexendo no celular representam 23,7% dos entrevistados. O percentual é acima da média nacional, que é de 19%.

[Continua depois da Publicidade]

Motoristas da capital que dirigem mexendo no celular estão atrás apenas Rio Branco (23,8%) e Belém (24%).

“Ao utilizar o celular, comete-se uma infração média, passiva de R$ 130 de multa e quatro pontos na carteira, quando faz o uso do fone de ouvido, pois você não está o manuseando, mas está utilizando. A gravíssima é manusear ou segurar o celular no ato de dirigir”, disse o coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Lucimar Martins Sobrinho

[Continua depois da Publicidade]

A multa para que cometer a infração gravíssima é de R$ 293 e sete pontos na carteira.

É comum encontrar motoristas desrespeitando as leis de trânsito quando se trata de celular ao volante.

Falar no celular enquanto dirige aumenta os riscos de acidente, segundo especialistas.

“Fazer o uso do celular para mensagem ou ligação, dependendo da velocidade, em uma média de 60 km, por exemplo, você vai andar por 200 metros no ponto cego”, explicou Lucimar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.