O Judiciário de Mato Grosso está de luto com o falecimento do desembargador aposentado Rondon Bassil Dower Filho, aos 75 anos, na madrugada desta segunda-feira (11). O magistrado, que havia se aposentado recentemente, estava internado em um hospital de Cuiabá em decorrência de um grave acidente de moto ocorrido no mês de julho.
Conforme apurado, o desembargador sofreu o acidente em uma rodovia estadual, quando perdeu o controle de sua motocicleta e caiu. Ele foi inicialmente socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde em Barra do Garças, sendo posteriormente transferido para a capital mato-grossense, onde não resistiu às complicações na saúde após cerca de três semanas de internação.
Rondon Bassil Dower Filho iniciou sua carreira na magistratura mato-grossense em 1985, dedicando quatro décadas de atuação ilibada ao serviço público em diversas comarcas do Estado. Ele alcançou o cargo de desembargador e se aposentou em fevereiro deste ano, ao completar 75 anos. Ele deixa a esposa, três filhos e netos.
A notícia de seu falecimento gerou uma onda de homenagens. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes manifestaram pesar, destacando o legado do magistrado: “Recebemos com pesar a notícia do falecimento do desembargador Rondon Bassil, que deixou seu legado no Judiciário mato-grossense. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos”.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) também expressou profundo pesar pela perda do desembargador, ressaltando sua trajetória: “O magistrado deixa um legado de quatro décadas de atuação na magistratura, com uma trajetória marcada por uma atuação ilibada”.
O velório de Rondon Bassil Dower Filho será realizado na Funerária Santa Rita, sala 01, das 8h às 16h desta segunda-feira (11). As informações sobre o sepultamento ainda não foram divulgadas.