O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou uma notícia de fato para investigar as condições de segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder (UHE Colíder), localizada no Rio Teles Pires. A medida foi motivada por um comunicado público da Eletrobrás informando que a barragem está em nível de segurança Alerta após danos em seu sistema de drenos. Como consequência, o nível do reservatório foi preventivamente reduzido e o Plano de Ação Emergencial (PAE) foi ativado.
Diante dos potenciais riscos à vida e ao meio ambiente, o MPMT exigiu da Eletrobrás relatórios técnicos atualizados sobre os problemas e as ações emergenciais adotadas, além de cópias integrais dos planos de segurança e estudos ambientais dos últimos cinco anos.
O órgão também solicitou informações a outras entidades. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Águas (ANA) foram requisitadas a enviar dados sobre fiscalizações e autos de infração. A Defesa Civil Estadual deverá informar sobre o mapeamento de áreas de risco e medidas de proteção em curso, enquanto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deve apresentar os impactos ambientais e ações de mitigação.
Para uma avaliação direta, o MPMT pediu a designação de uma equipe técnica para realizar uma vistoria presencial na usina. Os promotores de Justiça responsáveis pelo caso já se reuniram com diretores da Eletrobrás para iniciar o diálogo após a identificação de danos em cinco dos 70 drenos da usina.