Meio Ambiente monta equipes de brigadistas para atuarem no combate às queimadas

Fonte: CENÁRIOMT

O Corpo de Bombeiros concluiu na última sexta-feira (25) a capacitação para brigadistas de 14 servidores públicos, entre efetivos e reeducandos, que trabalham na unidade de conservação Parque Natural Municipal Florestal de Sinop, para atuarem no combate a incêndio nas áreas rurais e urbanas do município. O evento ocorreu no Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso).

Para facilitar o deslocamento e o rápido atendimento às ocorrências, a brigada urbana ficará sediada no Parque Florestal e atenderá focos de incêndio dentro do perímetro urbano. Já a brigada rural, estará sediada no Assentamento Gleba Mercedes e ficará à disposição das ocorrências nas áreas de chácaras, sítios e fazendas.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a pasta entrará com o fornecimento dos servidores capacitados, bem como a disponibilização do caminhão pipa, todo apoio logístico e fiscalização do que compete ao perímetro de trabalho da brigada urbana.

Já na brigada rural, a secretaria fornecerá também servidores capacitados para brigadistas, equipe do Departamento da Educação Ambiental e Fiscalização para o apoio fazendo a parte de conscientização. O Corpo de Bombeiros entrará com o combate ao incêndio e auxílio na fiscalização e conscientização. O curso de formação de brigadistas faz parte da programação do mês do meio ambiente deste ano.

[Continua depois da Publicidade]

O Governo do Estado de Mato Grosso, através do decreto 938/2021, antecipou para maio o início do período proibitivo de queimadas. A proibição segue até o mês de novembro desse ano. O período, historicamente, se dá de julho à outubro. A antecipação se deu na tentativa de evitar queimadas intensas como ocorridas no ano passado. Entretanto, a fase de execução das brigadas começa, efetivamente, no dia 01 de julho.

Desde o mês de abril, a Secretaria de Meio Ambiente de Sinop tem realizado notificações e orientações aos chacareiros e sitiantes da região, com a finalidade de os chamarem à responsabilidade de limpar as áreas e a realização de aceiros para evitar possíveis queimadas. Além disso, realizou a limpeza dos terrenos institucionais para também evitar queimadas.

A pasta aconselha os proprietários de terrenos particulares, que ainda não se atentaram, para que façam a limpeza de suas propriedades a fim de evitar focos de incêndios, haja vista que já estamos no período de seca.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.