33 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 28 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOMédica do SAMU coordena equipe do Ciopaer em traslado de paciente com...

Médica do SAMU coordena equipe do Ciopaer em traslado de paciente com AVC de Água Boa para Rondonópolis

Por CENÁRIOMT

A médica Luciana Horta, coordenadora médica e plantonista do SAMU de Rondonópolis, realizou um feito inédito na última sexta-feira (03), quando coordenou a equipe do Comando Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER durante o traslado de um paciente de 65 anos de idade, que apresentava um quadro de AVC- Acidente Vascular Cerebral e estava internado numa unidade hospitalar no município de Água Boa – MT.

Conforme informações, o paciente Francisco Teodoro de 65 anos, é um bombeiro aposentado, morador de Rondonópolis e teria ido a Água Boa a trabalho quando passou mal e precisou ser internado, com um quadro de AVC. Ele inclusive chegou a fazer uma tomografia computadorizada num hospital de Querência-MT.

Então, um filho do bombeiro aposentado, procurou ajuda do SAMU e falou com a Drª Luciana Horta que estava de plantão no dia e iniciou os contatos com o comando do Ciopaer em Cuiabá, com a anuência e cooperação do Comandante do 3º BBM local ten. coronel BM Fabrício, bem como a supervisão do coordenador geral do SAMU Heusnan de Lima.

Segundo os registros do CIOPAER, depois de tudo acertado para o voo, com o major Weber e o Avalone do Ciopaer, na manhã da última sexta-feira (03), a tripulação de sobreaviso do Águia 10 foi acionada para, em apoio ao SAMU de Rondonópolis, realizar o transporte aeromédico do paciente com quadro de AVC, do município de Água Boa até a nossa cidade.

HISTÓRICO DO VOO
O Águia 10 então decolou de Cuiabá às 13h40min para Rondonópolis, pousando aqui às 14h20, onde embarcou para a missão a equipe do SAMU composta pela médica Drª Flávia Campeão e o bombeiro enfermeiro Adriângelo. Em seguida a aeronave decolou para a cidade da Água Boa, pousando lá às 15h30.

O paciente foi embarcado cerca de 50 minutos depois e às 16h30min o avião decolou para Rondonópolis, pousando às 17h35min no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, de onde uma equipe do SAMU, agora chefiada pela Drª Luciana Horta seguiu de ambulância, resgatou o paciente, e o encaminhou para internação no BOX de Emergência da UPA-24 horas, onde recebeu atendimento até que saísse a senha da Central de Regulação para internação no Hospital Regional local, onde o mesmo se encontra internado e sob cuidados médicos.

Ato contínuo, o Águia 10 decolou de regresso para a capital Cuiabá, pousando no Aeroporto Marechal Cândido Rondon às 18h30.

Na verdade, esse foi um fato inédito e foi a primeira vez que uma médica local de plantão, coordenou um transporte aeromédico de paciente via Ciopaer até Rondonópolis. “Isso foi inédito, porque não fazemos isso regularmente por aqui. E foi muito importante essa parceria, esse esforço conjunto para salvar uma vida, e que é a nossa missão”, explicou.

Segundo a Drª Luciana, existe um excelente relação entre a equipe do Ciopaer, o SAMU e Corpo de Bombeiros de Rondonópolis. “Eles são muito prestativos, sempre sinalizam ajuda e se colocam a nossa disposição sempre que precisar e houver condições”, disse a médica.

Vale dizer que o próprio secretário municipal de saúde, Vinícius Amoroso, elogiou e aplaudiu a ação conjunta do Ciopaer e SAMU, nesse esforço de salvar a vida de um rondonopolitano.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,349FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,041SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

RECONHECIMENTO
Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde é homenageada com Moção de Aplausos
setembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Regularização de débitos para MEI termina nesta quinta-feira, dia 30 em Lucas do Rio Verde
setembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Programa Mais MT Muxirum motiva adultos a ler e escrever em Lucas do Rio Verde
setembro 28, 2021
Lucas do Rio Verde
Vida Nova II: Prazo para realização de denúncias termina na próxima quinta-feira (30)
setembro 28, 2021