Mato Grosso vai ultrapassar a meta estabelecida para 2025 e entregar mais de 6 mil quilômetros de asfalto novo em rodovias estaduais e municipais. A informação foi apresentada ao Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e reforça o ritmo acelerado das obras de infraestrutura no estado.
Desde 2019, já foram entregues 5.878 km de pavimentação. Atualmente, outros 1.649 km estão em obras e 673 km estão com processo licitatório em andamento. Os projetos incluem tanto rodovias estaduais quanto vias municipais, por meio de parcerias com prefeituras e associações locais.
Com investimentos anuais superiores a R$ 4 bilhões desde 2022, o Estado destinou R$ 4,6 bilhões somente em 2024. Deste montante, R$ 3,1 bilhões são provenientes do Fethab. A mudança na legislação, em 2023, garantiu que 80% da arrecadação do fundo seja destinada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) para execução de obras rodoviárias.
Os recursos também são aplicados em restauração de pavimentos, manutenção de rodovias e construção de pontes. Desde o início da gestão, foram restaurados 3.404 km de estradas e entregues 221 pontes de concreto. Sete balsas foram substituídas por pontes definitivas, melhorando a mobilidade em diversas regiões.
Um dos destaques é a ponte sobre o rio Teles Pires, na MT-419, no município de Novo Mundo. A estrutura tem 692 metros e é atualmente a maior ponte do estado. Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, a obra transformou o tráfego na região, antes limitado por uma balsa com baixa capacidade de transporte.
Entre os projetos em andamento estão o Complexo do Juruena, que contará com uma ponte de 1.360 metros de extensão — a maior do estado — e a pavimentação da MT-247, ligando Lambari D’Oeste a Barra do Bugres, impulsionando a integração no Oeste mato-grossense.
Com uma malha rodoviária de 31 mil km, sendo 19 mil ainda sem asfalto, e uma produção agrícola superior a 100 milhões de toneladas por ano, o desafio da Sinfra é garantir infraestrutura compatível com a potência logística do estado.
Além das rodovias, o governo estadual também deu início à construção da primeira ferrovia estadual do Brasil, ampliando a capacidade de transporte e escoamento da produção.
De acordo com o secretário Marcelo de Oliveira, os avanços são resultado do planejamento da Sinfra e do comprometimento do governo estadual com o desenvolvimento regional. “As obras impactam diretamente a vida das pessoas, melhoram a logística e geram oportunidades”, afirmou.
O Conselho Diretor do Fethab é composto por representantes de entidades como a Fiemt, Famato e associações de produtores, além de órgãos públicos estaduais.