Mato Grosso tem 80 mil inscritos no Enem 2025; maioria da rede pública

Maioria dos concluintes da rede pública confirmou participação

Fonte: CenárioMT

Enem 2025: Mato Grosso contabiliza 80 mil inscritos
Enem 2025: Mato Grosso contabiliza 80 mil inscritos - Foto: SEDUC
O estado de Mato Grosso contabilizou 80.429 inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quarta-feira (23).

Entre os inscritos, 35.573 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual tiveram inscrição pré-preenchida. Destes, 73,04% confirmaram participação, totalizando 25.982 estudantes.

[Continua depois da Publicidade]
Do total de inscritos em Mato Grosso, 45.295 obtiveram isenção da taxa de inscrição, enquanto 35.134 efetuaram o pagamento para confirmar presença no exame. A isenção é concedida a estudantes em situação de vulnerabilidade, conforme os critérios do edital do Enem.

Em todo o país, o Enem 2025 alcançou 4,8 milhões de inscritos, registrando um aumento de 38% em relação a 2022 e 11,22% sobre 2024. O crescimento é atribuído às políticas de incentivo e à ampliação do uso do Enem como porta de entrada para o ensino superior e programas de certificação.

[Continua depois da Publicidade]

Os estados com maior número de participantes são São Paulo (751.648 inscritos), seguido por Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).

O Enem 2025 também será utilizado por 98.558 inscritos maiores de 18 anos como forma de obter certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial.

Para isso, o participante precisa indicar essa opção no momento da inscrição e alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

Datas da prova e aplicação excepcional no Pará

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, de forma excepcional, os candidatos das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) realizarão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém no período regular do exame.

Expectativa e importância do Enem para estudantes de Mato Grosso

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Para os estudantes mato-grossenses, especialmente da rede pública, o exame representa uma oportunidade decisiva para acesso à universidade e programas federais.

Com a confirmação de mais de 80 mil inscritos, o estado reafirma seu engajamento com a educação e sua busca por equidade no acesso ao ensino superior.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.