O Mato Grosso marcou presença pela primeira vez na Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa, realizada nos dias 9 e 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Representado por um artesão indígena do núcleo Álamo, da etnia Waurá, do município de Paranatinga, o estado vendeu 36 peças, totalizando R$ 11,435 mil em faturamento, segundo balanço divulgado em 12 de agosto.
A coordenadora de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Lourdes Sampaio, explicou que a participação estadual contou com apenas um artesão devido ao espaço reduzido do estande, que também solicitou a presença exclusiva de peças de artesanato indígena. “Ele foi para lá na expectativa de vender pouco, mas ficou surpreso com o volume de vendas. Foram pouco mais de 45 peças levadas, e 36 vendidas. Aproveitou ainda para comprar insumos como miçangas, com preços mais acessíveis em Goiânia”, comentou.
Promovida pelo Goiás Social e pela Secretaria da Retomada, a 9ª edição da feira reuniu mais de 100 artesãos de Goiás e convidados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. O evento já se consolidou como uma das principais vitrines do artesanato da região Centro-Oeste e deve ampliar sua duração na próxima edição para incluir a participação de novos estados.