O Governo de Mato Grosso marcou presença em um encontro nacional voltado à regularização fundiária, promovido pelo Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi), em parceria com o MDA e o Consórcio Nordeste, com apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e do Fundo Vale. A abertura do evento ocorreu na última quarta-feira (3.9).
Segundo a assessora executiva do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Iza Karol, o Estado tem registrado avanços significativos na entrega de títulos definitivos, totalizando 21.772 documentos entregues entre 2019 e 2025, sendo 19.634 urbanos e 2.138 rurais. Ela destacou a importância das fases da regularização, que vão desde o protocolo e análise técnica até a conclusão final, além do papel de parcerias e investimentos na expansão do programa.
A regularização fundiária tem transformado a vida de pequenos produtores rurais, especialmente aqueles de assentamentos que dependem da agricultura familiar. O processo garante segurança jurídica, valoriza a terra e fortalece a produção, oferecendo mais dignidade e oportunidades para famílias do campo.
Durante o evento, Patrícia Daros, diretora do Fundo Vale, enfatizou a necessidade de incluir a pauta fundiária na COP30, que ocorrerá em novembro em Belém, reforçando a relevância do tema nas discussões ambientais globais. Além disso, foi assinado um memorando de intenções entre o Intermat e o MDA. Em 2023, Mato Grosso entregou 8.134 títulos do programa Solo Seguro, liderando o ranking nacional, seguido por Maranhão e Pará.

















