Uma excelente notícia para a segurança pública de Mato Grosso: o estado registrou uma redução de 38,30% nas mortes violentas entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Esse dado positivo, que inclui homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, acompanha a tendência de queda observada em todo o Brasil, conforme levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Nos primeiros quatro meses deste ano, Mato Grosso contabilizou 203 vítimas de mortes violentas, o que equivale a uma média de duas por dia. No mesmo período de 2024, o número era bem mais alto, com 410 registros, uma média de três óbitos diários.
Capitais e cidades do interior apresentam melhora
Em relação aos municípios, Cuiabá registrou o maior número de casos, com 27 vítimas. Em seguida, aparecem Rondonópolis (21), Lucas do Rio Verde (13), Várzea Grande (13), Sinop (7) e Sorriso (7).
No cenário nacional, o Brasil também comemora uma queda de 11% nas mortes violentas no mesmo comparativo, com 11.886 casos de janeiro a abril de 2025, contra 13.387 no ano anterior.
Ao todo, 23 estados brasileiros apresentaram redução nas mortes violentas. Apenas dois registraram aumento: o Distrito Federal, com alta de 21%, e o Rio de Janeiro, com 6% a mais. Mato Grosso do Sul e Minas Gerais tiveram pequenas variações de alta, com um crescimento máximo de 1% nos números absolutos.