Mato Grosso reduz em 51% tempo de espera por cirurgias com programa estadual

Ações de saúde pública têm impacto direto na fila de procedimentos eletivos

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso reduz em 51% tempo de espera por cirurgias com programa estadual
Mato Grosso reduz em 51% tempo de espera por cirurgias com programa estadual - Foto: SECOM-MT

O tempo de espera por cirurgias eletivas em Mato Grosso foi reduzido em 51,18% com a implantação de um programa estadual lançado em abril de 2023. A iniciativa contabiliza 143.839 procedimentos realizados, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando a população com a ampliação do acesso a atendimentos de média e alta complexidade.

Do total de atendimentos, 50,63% correspondem a cirurgias de alta complexidade e 49,37% a média complexidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o programa tem como objetivo principal agilizar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Antes da iniciativa, uma cirurgia reparadora levava, em média, 61 dias para ser realizada. Hoje, esse tempo foi reduzido para cerca de 11 dias. Situação semelhante ocorreu com cirurgias bucomaxilofaciais, cujo tempo médio caiu de 31 para 18 dias.

Outros avanços foram registrados em diferentes especialidades. Cirurgias do aparelho digestivo e da parede abdominal, que antes demandavam 91 dias, agora são feitas em cerca de 31 dias. Cirurgias torácicas passaram de 79 para 31 dias. Em 2024, a tendência de redução continua: procedimentos do aparelho circulatório, por exemplo, passaram de 62 para 15 dias de espera.

Cirurgias de pele, mucosa e tecido subcutâneo também apresentaram melhora, com a fila caindo de 61 para 16 dias. os procedimentos nas vias aéreas superiores, face, cabeça e pescoço agora são realizados em média em 29 dias, ante os 70 dias anteriores. Para o aparelho da visão, o tempo caiu de 51 para 32 dias. Cirurgias oncológicas, que levavam até 39 dias, hoje são feitas em cerca de 26 dias.

Além da redução nas filas, o programa também promove mutirões cirúrgicos. Em uma dessas ações, no Hospital Municipal de Novo São Joaquim, mais de 80 cirurgias foram realizadas. Entre as especialidades atendidas estavam oftalmologia, urologia, ginecologia e cirurgia geral, beneficiando pacientes de cinco municípios da região.

O esforço busca atender demandas antigas da população. Um exemplo é o caso de um morador de Barra do Bugres, que aguardava desde 2017 por uma cirurgia para retirada de vesícula e cálculo na bexiga. Após anos de espera e dificuldades, ele foi finalmente atendido por meio do mutirão, destacando a importância da iniciativa.

O programa representa um avanço significativo na gestão da saúde pública em Mato Grosso, ao desafogar a fila de cirurgias e garantir que a população tenha acesso mais rápido e eficaz aos procedimentos necessários.