23.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 05 março, 2021
Início CENÁRIO POLÍTICO GOV-MT Mato Grosso receberá pacientes em estado grave de Covid-19 de Rondônia

Mato Grosso receberá pacientes em estado grave de Covid-19 de Rondônia

Expectativa é de que os primeiros pacientes cheguem nesta terça-feira (26.01) para receber a assistência médica necessária
Por CenárioMT

O Governo de Mato Grosso disponibilizou leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber pacientes em estado grave da Covid-19 do estado de Rondônia. A expectativa é de que os primeiros pacientes cheguem nesta terça-feira (26.01) para receber a assistência médica necessária.

Conforme o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, este é um momento de unir forças diante do colapso que os outros estados já vivem. O gestor entende que é preciso levar em consideração a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser solidário aos familiares e pacientes que anseiam por ajuda.

“Dentro do princípio de que é o SUS, não existe leitos exclusivos de Mato Grosso, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Existem leitos SUS e, neste momento, levando em consideração a nossa taxa de ocupação que está em 67% para UTIs adulto, temos que ser solidários com os estados que estão colapsados precisando de leitos”, pontuou Figueiredo.

© Reprodução Twitter oficial do Ministério da Defesa

É uma logística muito difícil de se fazer. Tem pouquíssimas aeronaves preparadas para o transporte desses pacientes no estado, portanto, serão transportados gradativamente, em números pequenos. O critério de seleção é rigoroso, pois exige muita cautela para a transferência deles’’, informou secretário estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, em nota.

De acordo com a secretaria de saúde estadual, a intenção é, transferir ao menos dez pacientes para Cuiabá (MT), onde há vagas disponíveis em UTIs.

Conforme o CenárioMT noticiou, além disso, os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul também se ofereceram para receber pacientes com a covid-19 que necessitem de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O estado do Paraná também recebeu 13 pacientes nesta terça-feira, onde sete pessoas foram levadas para o Hospital Vitória, administrado pela Feas. As outras seis, para o Instituto de Medicina do Paraná, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Covid-19 no estado

Ontem, segunda-feira, 25 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso notificou, 916 novas confirmações e 24 pessoas morreram de coronavírus em Mato Grosso nas últimas 24 horas.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SEGUE NA UTI
Lucas: Familiares mantêm confiança na recuperação de homem vítima de tentativa de homicídio
março 05, 2021
SAÚDE
Homem de 69 anos morre em decorrência de Covid-19 em Lucas do Rio Verde
março 05, 2021