Mato Grosso reafirma liderança global na produção agrícola em 2024/2025

O estado não só segue liderando a produção agrícola nacional, mas também contribui de forma expressiva para o abastecimento de mercados internacionais

Fonte: CENÁRIOMT

Colheita de soja, agricultura Por: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
Mato Grosso reafirma liderança global na produção agrícola em 2024/2025 | Por: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Mato Grosso consolida sua posição como uma potência global na produção de grãos e fibras, mantendo um desempenho de destaque na safra 2024/2025.

O estado não só segue liderando a produção agrícola nacional, mas também contribui de forma expressiva para o abastecimento de mercados internacionais, gerando empregos, aumentando a arrecadação e fortalecendo as cadeias produtivas do país.

Para esta safra, a estimativa é que Mato Grosso colha 50,89 milhões de toneladas de soja, 50,38 milhões de toneladas de milho e 6,71 milhões de toneladas de algodão (somando caroço e pluma), totalizando mais de 104 milhões de toneladas. Esse volume coloca o estado entre os maiores produtores mundiais em todas essas culturas.

Impacto global: Mato Grosso no topo da produção

Um comparativo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostra a dimensão da produção mato-grossense:

  • Soja: Mato Grosso responde por cerca de 12% da produção mundial, um volume aproximadamente 2,5 vezes maior que o da China e 17 vezes superior ao da União Europeia.
  • Milho: O estado contribui com 4% da oferta global, ajudando o Brasil a se manter na sexta posição entre os maiores produtores do planeta.
  • Algodão: A produção de Mato Grosso representa cerca de 10% da produção mundial, o que mantém o Brasil na quinta colocação global.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, afirmou que o desempenho da safra atual é um reflexo direto do amadurecimento do setor agropecuário no estado.

“Esses números refletem o resultado de décadas de investimento em tecnologia, gestão e logística no campo. Mato Grosso não é apenas um celeiro do Brasil, é uma referência global de produtividade e eficiência na agricultura”, destacou Miranda.