A expectativa é de que o clima seco e o calor intenso que têm castigado Mato Grosso nos últimos dias comecem a mudar nesta segunda-feira (4), com a chegada de pancadas de chuva e raios.
A capital e outras cidades do estado devem ter uma trégua no tempo abafado, em contraste com a situação de alerta que persiste em Goiás e no Distrito Federal.
A mudança no padrão do tempo é resultado de uma massa de ar quente e úmido, vinda da Região Norte, que encontrou uma área de baixa pressão atmosférica.
Essa combinação favorece a formação de nuvens carregadas que devem trazer a chuva de forma isolada, mas com potencial de ser forte em algumas regiões.
Situação de seca continua em outras áreas do Centro-Oeste
Enquanto a chuva traz alívio para Cuiabá e partes do noroeste, oeste e sudoeste de Mato Grosso – onde as precipitações devem ocorrer de forma irregular, intercaladas com sol – a situação de seca continua em outras áreas do Centro-Oeste. No Distrito Federal e em Goiás, o sol brilha forte e a umidade do ar atinge níveis críticos, abaixo de 20%.
Nessas regiões, o alerta para cuidados com a saúde permanece: é essencial manter a hidratação e evitar atividades físicas nos horários de maior calor.
Apesar da chegada da instabilidade, o retorno de chuvas frequentes e bem distribuídas ainda não está garantido. A expectativa é que o cenário de pancadas isoladas e irregulares predomine ao longo da semana, representando um sinal de mudança gradual no clima da região.