Mato Grosso marca presença na Fenaba 2025 em Salvador

Artesãos de sete municípios vão expor mais de mil peças no festival nacional de artesanato, que reúne cerca de 500 participantes de todo o país

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso marca presenca na Fenaba 2025 em Salvador
Mato Grosso marca presença na Fenaba 2025 em Salvador

Mato Grosso estará representado na segunda edição do Festival Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba), que será realizado de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A participação do estado é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato.

No estande mato-grossense, nove artesãos de sete municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Santo Antônio do Leverger, Paranatinga e Gaúcha do Norte) irão expor e comercializar mais de mil peças. Entre os produtos, estarão trabalhos em cerâmica, sementes, fios e tecidos, artesanato indígena, além de itens utilitários e decorativos, com valores a partir de R$ 20,00.

Segundo a assessora da Coordenadoria de Artesanato da Sedec, Carolinne Luz, a participação em eventos nacionais é estratégica para fortalecer o setor e ampliar o alcance dos produtos mato-grossenses.

“A secretaria tem desenvolvido um trabalho contínuo de apoio ao artesanato, participando ativamente de feiras em diferentes estados. Já tivemos experiências muito positivas em outros eventos nacionais neste ano, e acreditamos que a Fenaba será mais uma oportunidade de mostrar a diversidade e a qualidade do nosso artesanato, gerando resultados concretos para quem produz e para a imagem do estado.”

O evento, considerado um dos maiores do segmento no país, deve reunir mais de 500 artesãos de todas as regiões brasileiras. Em 2025, o Fenaba dobra de tamanho e traz como tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, destacando o papel dos artesãos como preservadores de memória, criadores de identidade cultural e integrantes da economia criativa.

Durante quatro dias, o público terá acesso a uma programação variada, que inclui exposição e venda de peças exclusivas, oficinas, rodas de conversa, desfiles temáticos e apresentações culturais. O festival também contará com shows musicais de artistas de projeção nacional.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.