Mato Grosso lidera ranking de abandono do tratamento da hanseníase no Centro-Oeste

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso lidera ranking de abandono do tratamento da hanseníase no Centro-Oeste
Mato Grosso lidera ranking nacional de hanseníase

Mato Grosso se destaca negativamente em um cenário preocupante: o Estado está entre as cinco unidades da Federação com maior aumento na taxa de abandono do tratamento da hanseníase nos últimos 10 anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado saiu da classificação de “bom” para “regular” nesse indicador.

A doença, que afeta principalmente a pele e os nervos, tem apresentado um crescimento no número de casos novos e um aumento significativo no abandono do tratamento em Mato Grosso. Segundo o levantamento, a variação percentual média anual de casos novos em abandono de tratamento no Estado é de 10,1%.

[Continua depois da Publicidade]

O abandono do tratamento da hanseníase é um problema grave, pois pode levar a complicações como incapacidades permanentes, maior risco de transmissão e desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

Para enfrentar esse desafio, as autoridades de saúde de Mato Grosso estão tomando medidas como a formação de médicos hansenólogos, a atualização do Plano Estratégico para o Enfrentamento da Hanseníase e o redesenho da linha de cuidado. Além disso, o Estado utiliza índices de cura da hanseníase e tuberculose como critério para a liberação de recursos para os municípios.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar dessas iniciativas, a superintendente em Vigilância em Saúde da Ses, Alessandra Moraes, alerta para a importância do diagnóstico precoce. “Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, com perda ou alteração na sensibilidade. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde”, orienta.

A importância do tratamento

O tratamento da hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É fundamental que as pessoas que apresentarem os sintomas busquem atendimento médico o mais rápido possível. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar as complicações da doença e impedir a transmissão para outras pessoas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.