Mato Grosso lidera crescimento de cirurgias eletivas no SUS e reduz filas de espera

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso lidera crescimento de cirurgias eletivas no SUS e reduz filas de espera
Mato Grosso lidera crescimento de cirurgias eletivas no SUS e reduz filas de espera

Mato Grosso se destaca nacionalmente com um crescimento expressivo no número de cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre 2022 e 2023, o estado registrou um aumento de 59,6% nos procedimentos, demonstrando um avanço significativo no acesso à saúde para a população.

Os dados do Ministério da Saúde apontam que, em todo o país, houve um aumento de 10,8% no número de cirurgias eletivas em 2023, comparado ao ano anterior. No entanto, Mato Grosso superou essa média nacional, com um crescimento ainda maior.

[Continua depois da Publicidade]

Parte desse crescimento está diretamente ligada ao Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), que visa ampliar o acesso a cirurgias prioritárias. Em Mato Grosso, o número de procedimentos realizados pelo PNRF aumentou 18% em 2024, demonstrando a eficácia do programa em reduzir as filas de espera.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do programa e dos investimentos realizados pelo governo federal para fortalecer o SUS. “Estamos trabalhando em programas que diminuem o tempo de espera do paciente nas filas. Além disso, nos últimos dois anos, concentramos nossos esforços na reestruturação do SUS”, afirmou a ministra.

[Continua depois da Publicidade]

Outro programa que tem contribuído para o aumento do número de cirurgias é o “Mais Acesso a Especialistas”, que visa ampliar o acesso da população a consultas com especialistas. Com um investimento de R$ 2,4 bilhões, o programa tem focado em áreas como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

Resultados positivos em Mato Grosso

O aumento significativo no número de cirurgias eletivas em Mato Grosso é resultado de um conjunto de ações do governo estadual e federal, que têm trabalhado em conjunto para fortalecer o SUS e garantir o acesso da população aos serviços de saúde. A ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos, a redução das filas de espera e o fortalecimento da rede de atenção básica são alguns dos resultados positivos desse trabalho.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.