Mato Grosso lança selo ‘Autista a Bordo’ e credencial de estacionamento para pessoas com TEA

Iniciativa busca promover inclusão e acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista no estado.

Fonte: Secom Mato Grosso

Jana Pessôa/Unaf

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), lançou o selo adesivo “Autista a Bordo” e a credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorreu em Cuiabá durante o encerramento da Expedição Ser Família Mulher ‘MT Por Elas’.

O selo adesivo é destinado à identificação de veículos que transportam pessoas com TEA, enquanto a credencial especial assegura o uso de vagas reservadas em estacionamentos públicos e privados.

[Continua depois da Publicidade]

Iniciativa para Inclusão e Acessibilidade em Mato Grosso

De acordo com a diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, esses benefícios são voltados para pessoas com TEA que possuem a Carteira de Identificação do Autista (CIA), garantida pela Lei Estadual nº 10.997/2019. A emissão online da credencial facilita o processo, eliminando a necessidade de reapresentação de documentos.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou o compromisso do estado em promover um trânsito mais inclusivo e empático. “O objetivo é sensibilizar os condutores a terem mais empatia e paciência no trânsito, evitando, por exemplo, o uso da buzina e estímulos sonoros prejudiciais aos autistas”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Como Solicitar o Selo e a Credencial

Os interessados podem solicitar os itens pelo site do Detran-MT, acessando o menu “Credencial autista”. Após realizar o login no sistema MT Cidadão e fornecer o CPF cadastrado na Setasc, a credencial estará disponível para download ou impressão.

O selo adesivo pode ser retirado em qualquer unidade do Detran do município do beneficiário, devendo ser fixado na parte traseira do veículo.

Para Virginia Mendes, o projeto é um avanço na busca por qualidade de vida para as famílias com autistas. “Essa ferramenta com certeza vai ajudar muito”, concluiu.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.