Mato Grosso garante importação de óleo de algodão com isenção de ICMS para indústria alimentícia

Medida aprovada pelo Condeprodemat busca evitar paralisação da produção e preservar empregos diante da escassez no mercado interno

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso garante importacao de oleo de algodao com isencao de ICMS para industria alimenticia
Mato Grosso garante importação de óleo de algodão com isenção de ICMS para indústria alimentícia

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (23.5), o diferimento do ICMS para as operações de importação de óleo de algodão refinado e semi-refinado. A medida beneficia indústrias de alimentação que são beneficiárias do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic) e tem validade até 31 de julho, visando garantir a continuidade da produção diante da escassez de matéria-prima no mercado interno.

A decisão foi motivada por um pedido da Icofort Agroindustrial S.A. e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Alimentação em Mato Grosso (SIAMT), que solicitaram autorização para importar cinco mil toneladas de óleo de algodão refinado e semi-refinado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) emitiu uma nota técnica favorável, considerando a importação uma solução emergencial até a normalização da produção local.

“É uma medida necessária, pois estamos no período de entressafra e o mercado local não tem matéria-prima para a produção do óleo vegetal. O prazo para o diferimento ficou definido até 31 de julho e foi adequado para que as indústrias não enfrentem paralisações”, explicou o secretário-adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos, Anderson Lombardi.

O tratamento tributário diferenciado terá validade de 60 dias e se soma a outras medidas adotadas pelo Governo de Mato Grosso para preservar a competitividade da indústria local. A reunião também destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e o setor produtivo.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.