Mato Grosso ganha 12 novos peritos médicos federais

Resultado de concurso público foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social. Ação é essencial para enfrentar a fila do INSS

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso ganha 12 novos peritos médicos federais

O aguardado resultado do concurso para Perito Médico Federal foi divulgado no Diário Oficial da União. A publicação revelou 768 candidatos classificados, dos quais 250 foram efetivamente aprovados para fortalecer o quadro de peritos em todo o Brasil.

Para Mato Grosso, a notícia é especialmente relevante: o estado receberá 12 novos profissionais, um incremento de 36,36% na capacidade operacional da perícia médica na região.

[Continua depois da Publicidade]

A alocação das vagas foi cuidadosamente planejada com base na demanda regional, considerando o tempo médio de espera por perícias e a localização estratégica das Agências da Previdência Social (APS).

A expectativa é alta: até 15 de agosto, todos os aprovados, após um período de treinamento, já deverão estar em pleno exercício de suas funções nas APS.

[Continua depois da Publicidade]

Confira abaixo a distribuição das vagas nos municípios do Mato Grosso: 

Quantidade de Novos Peritos por Município
UF Estados Atendidos Municípios Atendidos Quantidade de Novos Peritos
MT Mato Grosso Cáceres 2
MT Mato Grosso Lucas do Rio Verde 1
MT Mato Grosso Primavera do Leste 2
MT Mato Grosso Rondonópolis 3
MT Mato Grosso Sinop 2
MT Mato Grosso Sorriso 1
MT Mato Grosso Tangará da Serra 1

Escolha de lotação e compromisso com o atendimento

Os peritos recém-aprovados terão um prazo de cinco dias para indicar suas cidades de preferência, com a escolha sendo priorizada conforme a classificação obtida no concurso. Após essa etapa, seguirão os procedimentos de nomeação e posse.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, expressou grande otimismo com a chegada dos novos servidores. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos segurados”, destacou o ministro, lembrando que esta é a primeira vez em quase 15 anos que um concurso para essa carreira é realizado.

Vale ressaltar que, além das 250 vagas já preenchidas, o governo federal planeja autorizar, nos próximos dias, a nomeação de mais 250 candidatos do cadastro reserva, elevando o total de novos peritos médicos para 500. Este concurso de grande porte, realizado em 16 de fevereiro pelo Cebraspe, atraiu quase 14 mil participantes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.