Mato Grosso e governo federal debatem avanços em inovação e tecnologia

A ministra Luciana Santos elogiou a força econômica do estado, destacando seu papel crescente como polo de inovação.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso e governo federal debatem avancos em inovacao e tecnologia
Mato Grosso e governo federal debatem avanços em inovação e tecnologia

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, recebeu nesta quarta-feira (2 de julho), no Palácio Paiaguás, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O encontro teve como pauta os avanços de Mato Grosso nas áreas de inovação, educação técnica e agregação de valor às cadeias produtivas do estado.

A ministra Luciana Santos elogiou a força econômica do estado, destacando seu papel crescente como polo de inovação. “Mato Grosso demonstra uma pujança econômica impressionante e vem se destacando como polo de inovação. O Estado é uma grande expressão do que é este país continental, convertendo sua diversidade econômica em desenvolvimento digital, energético e científico, gerando emprego, oportunidades e transformando a vida das pessoas por meio da tecnologia”, afirmou a ministra.

Durante a reunião, foram apresentadas as principais iniciativas do Governo de Mato Grosso para impulsionar a inovação e fortalecer o desenvolvimento tecnológico. Entre elas, a quarta edição do evento Cidades Inovadoras, que aborda políticas públicas e soluções inteligentes para os municípios, e a segunda edição do prêmio de mesmo nome, que destinará R$ 700 mil para apoiar os projetos vencedores.

O governador em exercício, Otaviano Pivetta, ressaltou que Mato Grosso vive um novo ciclo de desenvolvimento, marcado pela industrialização e pelo aprimoramento da educação técnica pública. “Somos líderes na produção agropecuária, mas avançamos na industrialização das cadeias produtivas, na formação técnica dos jovens e na modernização da rede de ensino”, destacou Pivetta.

Outro investimento estratégico de grande porte é a construção do Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande, que já tem 90% das obras concluídas e recebeu um aporte superior a R$ 18 milhões. Este empreendimento promete ser um polo de inovação, oferecendo infraestrutura para que empresas, universidades e indústrias locais desenvolvam tecnologia, pesquisa e qualificação profissional.

Além disso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) promove eventos como o HACKA MT – uma maratona tecnológica que estimula soluções inovadoras para desafios públicos e privados –, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia. Essas ações reforçam a estratégia do estado de diversificar sua economia, tradicionalmente agroexportadora, com foco na agroindústria e na inovação.

O encontro também discutiu projetos para expandir a educação profissionalizante, implementar cidades inteligentes e ampliar o acesso à internet de qualidade em regiões remotas do estado.

O presidente do Parque Tecnológico Mato Grosso, Rafael Bello Bastos; o diretor técnico da FAPEMAT, Flavio Teles Carvalho da Silva; a deputada estadual Graciele Marques dos Santos; e a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, também estiveram presentes no encontro.