Mato Grosso é alvo de operação contra fraude fiscal de mais de 7 bilhões de reais

Esquema com empresas fictícias teria movimentado mais de R$ 7,6 bilhões em notas frias e atingiu três estados.

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso é alvo de operação contra fraude fiscal bilionária
Mato Grosso é alvo de operação contra fraude fiscal bilionária - Foto: PJC

A Polícia Civil realizou uma operação para desarticular um esquema de fraude fiscal em Mato Grosso, Pará e Santa Catarina que teria movimentado mais de R$ 7,6 bilhões em notas fiscais eletrônicas falsas. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (7).

A investigação aponta que o grupo utilizava empresas de fachada para simular transações comerciais, com o objetivo de reduzir a carga tributária e ocultar a origem de mercadorias. O recolhimento de impostos ocorria em valores muito inferiores aos devidos.

[Continua depois da Publicidade]

As ações fazem parte do planejamento do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e envolveram diversas instituições públicas, com ordens expedidas pelo judiciário de Cuiabá. Os crimes investigados incluem fraude tributária, falsidade documental e associação criminosa.

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Cuiabá, Sinop, Chapada dos Guimarães e Cláudia em Mato Grosso, além de Novo Progresso (PA) e Itapema (SC). A operação contou com o apoio de unidades especializadas da Polícia Civil nos três estados.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.