Mato Grosso conquista status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação

A conquista simboliza o fim de uma longa jornada que começou na década de 1970, quando a febre aftosa era uma ameaça constante ao rebanho mato-grossense.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso conquista status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação
Mato Grosso conquista status de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação

Após mais de quatro décadas de esforços e dedicação, Mato Grosso alcançará nesta quinta-feira, 29 de maio, o mais alto status sanitário global: o reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A certificação será entregue pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) durante sua 92ª Assembleia Mundial, em Paris, na presença de delegações de mais de 180 países.

Este é um momento emblemático para Mato Grosso, o principal produtor de proteína animal do Brasil. Uma comitiva liderada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, e composta por representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Federação da Agricultura e Pecuária (Famato), Associação de Criadores de Suínos (Acrismat), Fundo Emergencial de Sanidade Animal de Mato Grosso (FESA), Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) e produtores rurais, está em Paris para a cerimônia.

[Continua depois da Publicidade]

A conquista simboliza o fim de uma longa jornada que começou na década de 1970, quando a febre aftosa era uma ameaça constante ao rebanho mato-grossense. O último foco da doença no estado foi em 1996. Graças a campanhas de vacinação, à estruturação institucional e ao forte engajamento do setor produtivo, Mato Grosso obteve a certificação de zona livre com vacinação em 2001. Naquele ano, o rebanho somava 22 milhões de cabeças; hoje, o estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, com 33 milhões de animais, segundo dados do Indea.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.